O intuito do trabalho é demonstrar a perspectiva filosófica do pensador alemão Herbert Marcuse (1898-1979) a respeito de seu olhar sobre a cultura da sociedade industrial do século XX e de como ela se construiu no decorrer do processo histórico para tentar compreender a atual realidade cultural e educacional. Aqui, o objeto de estudo será o ensaio filosófico, denominado Sobre o caráter afirmativo da cultura publicado em 1937 que nos oferece subsídios filosóficos para discutir não só a cultura, mas a educação. O Ponto importante dessa investigação é perceber como a construção cultural do século XX ainda é um assunto discutível para a realidade do século XXI já que segundo os escritos de Marcuse a realidade social vivida seja qual época for é sempre fruto de todas as transformações sociais ocorridas no século anterior, sendo um processo histórico ativo, portanto como a educação não poderia ser diferente. O trabalho vislumbra extrair desta filosofia argumentos e reflexões que possibilitem discutir os novos recursos para educação atual, como no caso o aparato tecnológico, eis uma reflexão a tecnologia constrói novas metodologias educacionais? E de que forma é acessado por professores e alunos? Assim lança-se uma reflexão pertinente diante ao avanço do uso de tecnologias como recurso necessário já que tais transformações sociais ocorridas em 2012 são visíveis também não só no meio educacional, mas na vida social. Dessa forma a filosofia traz subsídios para compreensão dessa realidade e assim propor uma reflexão sobre a cultura e educação na sociedade capitalista.