Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E SEUS PROJETOS FORMATIVOS E PROFISSIONAIS

Palavra-chaves: Projetos, Estudantes, Pedagogia Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E SEUS PROJETOS FORMATIVOS E PROFISSIONAISNyedja Nara Furtado de AbrantesAluna/Pedagogia/UFCGRosaliane Lustosa da Silva CarneiroAluna/Pedagogia/UFCG Elzanir dos SantosProfª/UFCGResumo Este trabalho apresenta análises iniciais da pesquisa intitulada “Trajetórias de estudantes de pedagogia: o lugar da autoformação nas experiências de educação formal”, que tem como objetivo analisar como os estudantes recém ingressos no curso de Pedagogia constroem seus processos de autoformação em suas trajetórias de educação formal. Dentre seus objetivos específicos estabeleceu-se a apreensão dos projetos dos estudantes, face ao curso de Pedagogia, o qual terá seus resultados apresentados neste texto. Com base em autores, tais como Delory-Momberguer, 2008; Josso, 2007 e Boutinet 2002, compreende-se que o projeto explicita a vontade, por parte do indivíduo, de controlar as incertezas, de constituir uma trajetória que não seja simplesmente resultado dos determinantes exteriores a si, portanto está diretamente relacionada com a margem de autonomia que os indivíduos dispõem para fazer-se. A metodologia utilizada é abordagem da pesquisa autobigráfica, em sua dimensão de pesquisa e formação. Os sujeitos são alunos da disciplina Sociologia da Educação I, que estão cursando o segundo semestre no Curso de Pedagogia. Partindo desta metodologia, os alunos construíram textos narrativos, nos quais relataram e analisaram seus percursos escolares articulando-os às teorias estudadas na disciplina Sociologia da Educação I. As análises preliminares apontam que os estudantes, em sua maioria, indicam a perspectiva de continuar no curso e atuar na área da Educação e alguns afirmam o desejo de fazer Pós-Graduação. Conclui-se, portanto que eles têm uma intencionalidade quanto ao curso, o que lhes possibilita consolidar sua autoformação, uma vez que se engajam e direcionam seus processos formadores na Universidade.PALAVRAS-CHAVE: PROJETOS, ESTUDANTES, PEDAGOGIA

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