O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO A PRÁTICA NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 2271 "titulo" => "O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO A PRÁTICA NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR" "resumo" => "O presente trabalho emerge a partir da experiência do Estágio Curricular na Educação Infantil, em uma Unidade de Educação Infantil, localizada na cidade de Mossoró/RN. O objetivo deste é analisar e demonstrar a experiência pedagógica em uma UEI, adquirida durante o curso de pedagogia, mostrando a relevância desta para a formação inicial do educador pesquisador e reflexivo de sua própria práxis escolar, ressaltando ainda que além do educar na educação infantil também é necessário o cuidar. Para isso usamos da pesquisa de campo vivenciada através do estagio supervisionado I, na Educação Infantil, e também recorremos a autores como AYDAT (1995); BRASIL (1998); COSTA (2006); CORDEIRO (2007); FERREIRO (2001); FREIRE (1996); OLIVEIRA (2002); PIMENTA (2004). Constatamos que o estágio curricular, além de ser uma experiência na educação Infantil, ainda possibilita que o aluno pesquise o campo de atuação e reflita articulando a teoria e prática escolar observada e vivenciada. Concluímos, portanto que este momento em que o aluno da graduação tem uma aproximação com a sala de aula, possibilita que o mesmo possa desenvolver habilidades e postura de educador, de quem educa e cuida, pois as crianças da educação infantil ainda necessitam do cuidar, diante disso, é necessário que este profissional seja capaz de além de proporcionar um ambiente educacional, cuide também dos pequeninos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "Cuidar e educar, Educação infantil, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "45e8a91bd9bd5123f2086add82591f9e_2271.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GIORDANA LINHARES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "GIORDANA LINHARES" "autor_email" => "giordana_linhares@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 726 "inscrito_id" => 2271 "titulo" => "O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVENCIANDO A PRÁTICA NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR" "resumo" => "O presente trabalho emerge a partir da experiência do Estágio Curricular na Educação Infantil, em uma Unidade de Educação Infantil, localizada na cidade de Mossoró/RN. O objetivo deste é analisar e demonstrar a experiência pedagógica em uma UEI, adquirida durante o curso de pedagogia, mostrando a relevância desta para a formação inicial do educador pesquisador e reflexivo de sua própria práxis escolar, ressaltando ainda que além do educar na educação infantil também é necessário o cuidar. Para isso usamos da pesquisa de campo vivenciada através do estagio supervisionado I, na Educação Infantil, e também recorremos a autores como AYDAT (1995); BRASIL (1998); COSTA (2006); CORDEIRO (2007); FERREIRO (2001); FREIRE (1996); OLIVEIRA (2002); PIMENTA (2004). Constatamos que o estágio curricular, além de ser uma experiência na educação Infantil, ainda possibilita que o aluno pesquise o campo de atuação e reflita articulando a teoria e prática escolar observada e vivenciada. Concluímos, portanto que este momento em que o aluno da graduação tem uma aproximação com a sala de aula, possibilita que o mesmo possa desenvolver habilidades e postura de educador, de quem educa e cuida, pois as crianças da educação infantil ainda necessitam do cuidar, diante disso, é necessário que este profissional seja capaz de além de proporcionar um ambiente educacional, cuide também dos pequeninos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "Cuidar e educar, Educação infantil, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "45e8a91bd9bd5123f2086add82591f9e_2271.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GIORDANA LINHARES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "GIORDANA LINHARES" "autor_email" => "giordana_linhares@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }