Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA BÁSICA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA, RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA CIDADE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR FÁBIO ALENCAR, TENDO COMO PERCEBER O CONHECIMENTO MATEMÁTICO APROPRIADO PELOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM PROL DA COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS. A CONSTRUÇÃO DESSE PROJETO PARTIU DE UMA METODOLOGIA DESCRITIVA ONDE PRIMEIRAMENTE ACONTECEU A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE FÍSICA PARA ENTAO REALIZARMOS UMA RODA DE CONVERSA A FIM DE PERCEBER ATE QUE PONTO OS ALUNOS RELACIONAM FÍSICA E MATEMÁTICA AO TEMPO EM QUE DESTACAM SUAS DIFICULDADES E SUGESTÕES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS. EM SEGUIDA FOI APLICADO UM ESUTIONÁRIO AOS ALUNOS E POSTERIORMENTE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO DOS DADOS COLETADOS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS À REFERIDA ESCOLA. COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A MAIORIA DOS ALUNOS SENTEM MUITA DIFICULDADE EM COMPREENDER OS CONCEITOS BÁSICOS DE FÍSICA, PELO FATO DE NÃO CONSEGUIREM CONCILIAR MATEMÁTICA E FÍSICA E PORTANTO NÃO CONSEGUEM RESOLVER OS CÁLCULOS REFERENTES ÀS DEFINIÇÕES FÍSICAS, E AINDA, CHAMAR A ATENÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO À SUA PRATICA, UMA VEZ QUE, A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA, OS MESMO SE COMPROMETERAM EM REALIZAR ATIVIDADES VOLTADAS PARA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E FÍSICA E DESSA FORMA ESTIMULAR OS ALUNOS E PERMITIR O BOM DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS, BEM COMO POSSIBILITAR À ESTES A VISUALIZAÇÃO DOS QUE É ENSINADO EM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS FÍSICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.