O TEXTO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UMA DAS PRÁTICAS FUNDANTES DA AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL É UMA ATIVIDADE NECESSÁRIA E CONSTANTE NO TRABALHO DOCENTE E ACOMPANHA TODO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS RELACIONADOS À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL REFERENTE AO TEMA. OS DADOS APONTARAM QUE EXISTE UMA MUDANÇA DE PERSPECTIVA DOS DOCENTES, EM ESPECIAL DOS ATUANTES NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS AVALIATIVAS, PERMITINDO A REFLEXÃO E DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE TODO O CURSO E NÃO SOMENTE EM DISCIPLINAS OU ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. CONCLUI-SE QUE SE TORNA NECESSÁRIA A PROMOÇÃO, POR PARTE DAS UNIVERSIDADES FORMATIVAS, DE DISCUSSÃO, ESTUDO, CONHECIMENTO E COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ASPECTO FUNDANTE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOCENTE.