O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO MARANHÃO FAVORECIDOS COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ATENDIDOS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O MESMO PODE SER DESTACADO DE FORMA POSITIVA E RELEVANTE PARA A COMUNIDADE A CONTIUIDADE DO MESMO, PARA AS PRÓXIMAS TURMAS DE LICENCIATURAS. CONTUDO A PREVALÊNCIA DESSE PROGRAMA DEPENDE DE VERBAS DO GOVERNO FEDERAL DESTINADAS A CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É EXTREMAMENTE POSITIVO E COM RESULTADOS AFERÍVEIS. O PROJETO TAMBÉM TEM POSSIBILITADO AOS LICENCIANDOS FORMAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA IMERSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. PROPORCIONA AOS DOCENTES UMA FORMAÇÃO CRÍTICA-REFLEXIVA À MEDIDA QUE TORNA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA TANTO PARA LICENCIANDOS QUANTO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.