Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR COMO A EDUCAÇÃO PAUTADA NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS PODE E DEVE SER UTILIZADA COMO UM DOS MECANISMOS DE COMBATE AO PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. TAMBÉM BUSCOU ANALISAR O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E COMO SE DÁ A MULTIPLICIDADE DE CRENÇAS EM NOSSA HISTÓRIA, A CONDIÇÃO DE ESTADO LAICO E A ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. SOBRETUDO, BUSCOU- SE RESSALTAR O CARÁTER DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES QUE TENHAM COMO PRINCÍPIO O RESPEITO AOS DEMAIS, E RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES CENTRADA NOS DIREITOS HUMANOS A FIM DE IMPEDIR QUE BARBÁRIES SEJAM JUSTIFICADAS COMO REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADE DE MAIORIAS CONSIDERADAS “MINORIAS” RELIGIOSAS DENTRO DO NOSSO CONTEXTO BRASILEIRO. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE BASE BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE REFERÊNCIAS FUNDAMENTADAS A ABORDAR COMO A DIVERSIDADE SE MANIFESTA NO ESPAÇO ESCOLAR, JÁ QUE SOMOS SERES CONDICIONADOS AO PLURALISMO, SEJA ELE CULTURAL, SOCIAL OU RELIGIOSO. DIANTE DESTA PLURALIDADE DE IDEIAS, CRENÇAS, CONSIDERAMOS COMO CONSIDERAÇÕES QUE O ENSINO NÃO DEVE PRIORIZAR SEGUINDO UMA NORMA EXCLUDENTE, MAS QUE SEJA UM ENSINO ATRELADO COM CARÁTER LAICO DO ESTADO QUE TENHA COMO PRESSUPOSTO DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA NOS EDUCANDOS ACERCA DA RELIGIÃO E COMO ESTE CONCEITO É TRATADO DESDE SEMPRE. A IDEIA SOBRE RELIGIÃO E A LIBERDADE ASSEGURADA PELA CONSTITUIÇÃO SÃO FORMAS DE GARANTIR AO INDIVÍDUO SUA REALIZAÇÃO, INDEPENDENTE DA CRENÇA NA QUAL ELE ACREDITA, SUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO DEVE SER ASSEGURADA, DESDE QUE ISSO NÃO INTERFIRA NO DIREITO A LIBERDADE DO “OUTRO”.

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