NOGUEIRA, Rosalva Maria Girao Pereira et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58961>. Acesso em: 05/11/2024 05:33
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA – PIBEAC/UNILAB, QUE TEM ORIGEM NA PESQUISA DE MESTRADO UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NO CONTEXTO DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES, VIABILIZADO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS DA UNILAB. O PRESENTE PROJETO ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA TEM POR OBJETIVO GERAL PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE RECONHECE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E SUA INTERSEÇÃO COM A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRA. A AÇÃO TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICO ATENDER AO DISPOSTO PELA LEI 10.639/2003 E ÀS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ESSE ESTUDO ESTÁ EM CURSO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, TEVE INÍCIO NO MÊS DE JANEIRO E SERÁ FINALIZADO NO MÊS DE DEZEMBRO, TEM COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DOS TURNOS MANHÃ E TARDE E PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM CONTEMPLADOS POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO DA AÇÃO EM FOCO, QUE INTEGRA DUAS ÁREAS DE ENSINO - LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS, NO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS PERTINENTES À HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. EVIDENCIA-SE, NESSE CONTEXTO, A NECESSIDADE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SE COMPROMETER COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DESSA EDUCAÇÃO ESTAR INSERIDA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, DESALIENANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS