Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA – UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: PROJETO, ENSINO, HISTÓRIA, CULTURA, CULTURA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58961
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 8651
    "titulo" => "ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA – UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA – PIBEAC/UNILAB, QUE TEM ORIGEM NA PESQUISA DE MESTRADO UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NO CONTEXTO DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES, VIABILIZADO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS DA UNILAB. O PRESENTE PROJETO ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA TEM POR OBJETIVO GERAL PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE RECONHECE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E SUA INTERSEÇÃO COM A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRA. A AÇÃO TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICO ATENDER AO DISPOSTO PELA LEI 10.639/2003 E ÀS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ESSE ESTUDO ESTÁ EM CURSO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, TEVE INÍCIO NO MÊS DE JANEIRO E SERÁ FINALIZADO NO MÊS DE DEZEMBRO, TEM COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DOS TURNOS MANHÃ E TARDE E PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM CONTEMPLADOS POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO DA AÇÃO EM FOCO, QUE INTEGRA DUAS ÁREAS DE ENSINO - LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS, NO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS PERTINENTES À HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.   EVIDENCIA-SE, NESSE CONTEXTO, A NECESSIDADE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SE COMPROMETER COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DESSA EDUCAÇÃO ESTAR INSERIDA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, DESALIENANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ENSINO, HISTÓRIA, CULTURA, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8651_15082019213514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALVA MARIA GIRAO PEREIRA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSALVA GIRÃO"
    "autor_email" => "romgpn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SEDUC - ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58961
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 8651
    "titulo" => "ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA – UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA – PIBEAC/UNILAB, QUE TEM ORIGEM NA PESQUISA DE MESTRADO UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NO CONTEXTO DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES, VIABILIZADO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS DA UNILAB. O PRESENTE PROJETO ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA TEM POR OBJETIVO GERAL PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE RECONHECE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E SUA INTERSEÇÃO COM A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRA. A AÇÃO TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICO ATENDER AO DISPOSTO PELA LEI 10.639/2003 E ÀS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ESSE ESTUDO ESTÁ EM CURSO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, TEVE INÍCIO NO MÊS DE JANEIRO E SERÁ FINALIZADO NO MÊS DE DEZEMBRO, TEM COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DOS TURNOS MANHÃ E TARDE E PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM CONTEMPLADOS POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO DA AÇÃO EM FOCO, QUE INTEGRA DUAS ÁREAS DE ENSINO - LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS, NO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS PERTINENTES À HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.   EVIDENCIA-SE, NESSE CONTEXTO, A NECESSIDADE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SE COMPROMETER COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DESSA EDUCAÇÃO ESTAR INSERIDA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, DESALIENANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "PROJETO, ENSINO, HISTÓRIA, CULTURA, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8651_15082019213514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSALVA MARIA GIRAO PEREIRA NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSALVA GIRÃO"
    "autor_email" => "romgpn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SEDUC - ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA – PIBEAC/UNILAB, QUE TEM ORIGEM NA PESQUISA DE MESTRADO UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NO CONTEXTO DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES, VIABILIZADO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS DA UNILAB. O PRESENTE PROJETO ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA TEM POR OBJETIVO GERAL PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE RECONHECE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E SUA INTERSEÇÃO COM A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRA. A AÇÃO TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICO ATENDER AO DISPOSTO PELA LEI 10.639/2003 E ÀS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ESSE ESTUDO ESTÁ EM CURSO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, TEVE INÍCIO NO MÊS DE JANEIRO E SERÁ FINALIZADO NO MÊS DE DEZEMBRO, TEM COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DOS TURNOS MANHÃ E TARDE E PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM CONTEMPLADOS POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO DA AÇÃO EM FOCO, QUE INTEGRA DUAS ÁREAS DE ENSINO - LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS, NO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS PERTINENTES À HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. EVIDENCIA-SE, NESSE CONTEXTO, A NECESSIDADE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SE COMPROMETER COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DESSA EDUCAÇÃO ESTAR INSERIDA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, DESALIENANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.