ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA – UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58961 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2226 "inscrito_id" => 8651 "titulo" => "ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA – UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA – PIBEAC/UNILAB, QUE TEM ORIGEM NA PESQUISA DE MESTRADO UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NO CONTEXTO DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES, VIABILIZADO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS DA UNILAB. O PRESENTE PROJETO ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA TEM POR OBJETIVO GERAL PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE RECONHECE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E SUA INTERSEÇÃO COM A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRA. A AÇÃO TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICO ATENDER AO DISPOSTO PELA LEI 10.639/2003 E ÀS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ESSE ESTUDO ESTÁ EM CURSO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, TEVE INÍCIO NO MÊS DE JANEIRO E SERÁ FINALIZADO NO MÊS DE DEZEMBRO, TEM COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DOS TURNOS MANHÃ E TARDE E PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM CONTEMPLADOS POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO DA AÇÃO EM FOCO, QUE INTEGRA DUAS ÁREAS DE ENSINO - LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS, NO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS PERTINENTES À HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. EVIDENCIA-SE, NESSE CONTEXTO, A NECESSIDADE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SE COMPROMETER COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DESSA EDUCAÇÃO ESTAR INSERIDA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, DESALIENANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "PROJETO, ENSINO, HISTÓRIA, CULTURA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8651_15082019213514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSALVA MARIA GIRAO PEREIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSALVA GIRÃO" "autor_email" => "romgpn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SEDUC - ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58961 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2226 "inscrito_id" => 8651 "titulo" => "ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA – UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE EXTENSÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO, ARTE E CULTURA – PIBEAC/UNILAB, QUE TEM ORIGEM NA PESQUISA DE MESTRADO UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NO CONTEXTO DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ/CE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES, VIABILIZADO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS DA UNILAB. O PRESENTE PROJETO ÁFRICA E BRASIL: UNIDOS PELA HISTÓRIA E CULTURA TEM POR OBJETIVO GERAL PROMOVER A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUE RECONHECE A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E SUA INTERSEÇÃO COM A HISTÓRIA E A CULTURA BRASILEIRA. A AÇÃO TEM COMO OBJETIVO ESPECÍFICO ATENDER AO DISPOSTO PELA LEI 10.639/2003 E ÀS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. ESSE ESTUDO ESTÁ EM CURSO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BARREIRA, CEARÁ, TEVE INÍCIO NO MÊS DE JANEIRO E SERÁ FINALIZADO NO MÊS DE DEZEMBRO, TEM COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DAS 1ª SÉRIES DOS TURNOS MANHÃ E TARDE E PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM CONTEMPLADOS POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ACOMPANHAMENTO/MONITORAMENTO DA AÇÃO EM FOCO, QUE INTEGRA DUAS ÁREAS DE ENSINO - LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS, NO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS PERTINENTES À HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. EVIDENCIA-SE, NESSE CONTEXTO, A NECESSIDADE DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SE COMPROMETER COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DESSA EDUCAÇÃO ESTAR INSERIDA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, DESALIENANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "PROJETO, ENSINO, HISTÓRIA, CULTURA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID8651_15082019213514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSALVA MARIA GIRAO PEREIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSALVA GIRÃO" "autor_email" => "romgpn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SEDUC - ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DANÍSIO DALTON DA ROCHA CORRÊA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }