A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ABANDONO DO CURSO PELOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58297 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4644 "inscrito_id" => 12869 "titulo" => "A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ABANDONO DO CURSO PELOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE" "resumo" => "O AUMENTO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM CONTRIBUÍDO PARA UMA TRISTE REALIDADE: A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO. A PARTIR DISSO ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EVASÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LIMITANDO O PERÍODO DE EVASÃO AOS ANOS DE 2013 A 2017. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÃO APRESENTAR DADOS RELATIVOS AO INGRESSO E EVASÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2013, DESCREVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE EVASÃO E APRESENTAR UMA AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DA DESISTÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA COM ALUNOS EVADIDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE QUE NO ANO DE 2013 INGRESSARAM 2.090 ALUNOS EVADINDO 54,93% POR DISTINTOS MOTIVOS. EVIDENCIOU-SE A EXISTÊNCIA DE CURSOS EM QUE O NÚMERO DE EVADIDOS SUPERAVA 3/4 DO TOTAL DE INGRESSANTES, COMO NO CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM 75% E BACHARELADO EM ECONOMIA COM 82%. UMA QUANTIDADE EXPRESSIVA DE ALUNOS EVADEM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS APÓS O INGRESSO, TOTALIZANDO 63,4% DE TODA A EVASÃO. COMO MOTIVOS RELEVANTES À EVASÃO, DE ACORDO COM A PESQUISA DE CAMPO, EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ A ESCOLHA DE UM NOVO CURSO, SEGUIDO DAS DIFICULDADES DE CONCILIAR O CURSO COM O TRABALHO E/OU NECESSIDADE DE TRABALHAR. A PESQUISA NOS APONTA QUE É NECESSÁRIO REVER AS AÇÕES E PROPOSTAS IMPLEMENTADAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO QUANTO À GARANTIA DA PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EVASÃO, ENSINO SUPERIOR, MOTIVOS, UFAC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12869_26092019210134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGEANA DE FREITAS SOUZA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MAGEANA CARVALHO" "autor_email" => "mageanacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UFAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58297 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4644 "inscrito_id" => 12869 "titulo" => "A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO ABANDONO DO CURSO PELOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE" "resumo" => "O AUMENTO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM CONTRIBUÍDO PARA UMA TRISTE REALIDADE: A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO. A PARTIR DISSO ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A EVASÃO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ANO DE 2013 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LIMITANDO O PERÍODO DE EVASÃO AOS ANOS DE 2013 A 2017. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS ESTÃO APRESENTAR DADOS RELATIVOS AO INGRESSO E EVASÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2013, DESCREVER OS PRINCIPAIS TIPOS DE EVASÃO E APRESENTAR UMA AVALIAÇÃO DOS MOTIVOS DA DESISTÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA COM ALUNOS EVADIDOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE QUE NO ANO DE 2013 INGRESSARAM 2.090 ALUNOS EVADINDO 54,93% POR DISTINTOS MOTIVOS. EVIDENCIOU-SE A EXISTÊNCIA DE CURSOS EM QUE O NÚMERO DE EVADIDOS SUPERAVA 3/4 DO TOTAL DE INGRESSANTES, COMO NO CASO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM 75% E BACHARELADO EM ECONOMIA COM 82%. UMA QUANTIDADE EXPRESSIVA DE ALUNOS EVADEM NOS DOIS PRIMEIROS ANOS APÓS O INGRESSO, TOTALIZANDO 63,4% DE TODA A EVASÃO. COMO MOTIVOS RELEVANTES À EVASÃO, DE ACORDO COM A PESQUISA DE CAMPO, EM PRIMEIRO LUGAR ESTÁ A ESCOLHA DE UM NOVO CURSO, SEGUIDO DAS DIFICULDADES DE CONCILIAR O CURSO COM O TRABALHO E/OU NECESSIDADE DE TRABALHAR. A PESQUISA NOS APONTA QUE É NECESSÁRIO REVER AS AÇÕES E PROPOSTAS IMPLEMENTADAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PELA INSTITUIÇÃO QUANTO À GARANTIA DA PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO, EM ESPECIAL NOS DOIS PRIMEIROS ANOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EVASÃO, ENSINO SUPERIOR, MOTIVOS, UFAC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12869_26092019210134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGEANA DE FREITAS SOUZA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MAGEANA CARVALHO" "autor_email" => "mageanacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UFAC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }