A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ALIADA AO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58464 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3840 "inscrito_id" => 2012 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ALIADA AO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA, OS QUAIS FAZEM PARTE DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA LICENCIATURA - PDVL, QUE ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVARAM QUE UMA PEQUENA PARCELA DOS PROFESSORES REALIZAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUÍMICAS COM OS SEUS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ELA CONTINUA SENDO APRESENTADA, EM SUMA, POR INTERMÉDIO DE FÓRMULAS, DEFINIÇÕES E EXERCÍCIOS PADRONIZADOS, SEM SER CORRELACIONADA COM A TEORIA. A EXPERIMENTAÇÃO, SOBRETUDO QUANDO REALIZADA COM MATERIAIS SIMPLES QUE O ALUNO TEM CONDIÇÕES DE MANIPULAR E CONTROLAR, FACILITA O APRENDIZADO DOS CONCEITOS, DESPERTA O INTERESSE E SUSCITA UMA ATITUDE INDAGADORA POR PARTE DO ESTUDANTE. TEM-SE COMO OBJETIVO PRIMORDIAL APRESENTAR OS PRINCIPAIS EMPECILHOS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E IDENTIFICAR SE A JUNÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA AUXILIA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO. VISTO QUE, A MAIORIA DAS ESCOLAS POSSUEM FALTA DE ESTRUTURA EM SEU AMBIENTE DE FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM FALTA DE LABORATÓRIO, DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E INÚMERAS DIFICULDADES QUE ATRAPALHAM A PROMOÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL. ISSO FAZ COM QUE NÃO SE SINTAM SEGURO QUANTO À FORMA DE INCORPORAR ESTE RECURSO NA DINÂMICA DE SUAS AULAS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS FORAM DOIS QUESTIONÁRIOS. UM PREVIAMENTE A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO E OUTRO APÓS O EXPERIMENTO, COM O INTUITO DE AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES E OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, TEORIA-PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2012_25092019125153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILSON ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA " "autor_email" => "wilson.antonio98@hotmail." "autor_ies" => "IFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58464 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3840 "inscrito_id" => 2012 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ALIADA AO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA, OS QUAIS FAZEM PARTE DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA LICENCIATURA - PDVL, QUE ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVARAM QUE UMA PEQUENA PARCELA DOS PROFESSORES REALIZAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUÍMICAS COM OS SEUS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ELA CONTINUA SENDO APRESENTADA, EM SUMA, POR INTERMÉDIO DE FÓRMULAS, DEFINIÇÕES E EXERCÍCIOS PADRONIZADOS, SEM SER CORRELACIONADA COM A TEORIA. A EXPERIMENTAÇÃO, SOBRETUDO QUANDO REALIZADA COM MATERIAIS SIMPLES QUE O ALUNO TEM CONDIÇÕES DE MANIPULAR E CONTROLAR, FACILITA O APRENDIZADO DOS CONCEITOS, DESPERTA O INTERESSE E SUSCITA UMA ATITUDE INDAGADORA POR PARTE DO ESTUDANTE. TEM-SE COMO OBJETIVO PRIMORDIAL APRESENTAR OS PRINCIPAIS EMPECILHOS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E IDENTIFICAR SE A JUNÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA AUXILIA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO. VISTO QUE, A MAIORIA DAS ESCOLAS POSSUEM FALTA DE ESTRUTURA EM SEU AMBIENTE DE FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM FALTA DE LABORATÓRIO, DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E INÚMERAS DIFICULDADES QUE ATRAPALHAM A PROMOÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL. ISSO FAZ COM QUE NÃO SE SINTAM SEGURO QUANTO À FORMA DE INCORPORAR ESTE RECURSO NA DINÂMICA DE SUAS AULAS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS FORAM DOIS QUESTIONÁRIOS. UM PREVIAMENTE A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO E OUTRO APÓS O EXPERIMENTO, COM O INTUITO DE AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES E OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, TEORIA-PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2012_25092019125153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILSON ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTONIO SILVA " "autor_email" => "wilson.antonio98@hotmail." "autor_ies" => "IFPE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }