O PRESENTE TRABALHO ABORDA UM RECORTE HISTÓRICO DAS AÇÕES QUE ENVOLVEM AS REFORMAS EDUCACIONAIS OCORRIDAS NO BRASIL, A PARTIR DE VERTENTES INTERNACIONAIS, E DENTRO DESSE CENÁRIO BUSCOU-SE ENALTECER AS IDEIAS QUE SURGIRAM NA GÊNESE DESSE FENÔMENO, SENDO ELAS AS REFORMAS EDUCACIONAIS ENCAMINHADAS PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE, NO QUAL, ENTRE OUTRAS COISAS FORAM APOIADAS PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS QUE BUSCAVAM INSERIR ESSES PAÍSES NO NOVO MOVIMENTO ECONÔMICO MUNDIAL. APÓS A DESCRIÇÃO DE COMO ESSAS IDEIAS SURGIRAM, OBJETIVOU-SE ESTABELECER UM LEVANTAMENTO MACRO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS PERPETUADAS NO FINAL DA DÉCADA DE 1990 ASSIM COMO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPLEMENTADA EM 2017, PROPONDO APRESENTAR QUE AS PREMISSAS DE AMBAS APRESENTAVAM POLÍTICAS QUE TENDIAM A BUSCAR O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO TÉCNICO E NESSA PERSPECTIVA RELACIONAR ESSA PREPOSIÇÃO AOS INTERESSES DOS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS. COM ESSE ESTUDO AINDA FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A REFORMA ESTABELECIDA NO ANO DE 2017 PODERIA SER TORNAR INCOERENTE COM O CONTEXTO GERAL QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO PAÍS APRESENTA UMA VEZ QUE, É RELEVANTE CONSIDERAR TODA A EDUCAÇÃO E SUAS PROBLEMATIZAÇÕES PARA QUE SE POSSA PENSAR EM ALTERNATIVAS PARA RESOLVE-LAS.