Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 179
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO, A PARTIR DA QUALIFICAÇÃO ADQUIRIDA NA ESCOLA.

Palavra-chaves: MUNDO DO TRABALHO, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É PARTE INTEGRANTE DA TESE DE DOUTORADO DA AUTORA E TEM COMO OBJETIVO ABORDAR AS RELAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E A PREPARAÇÃO OFERECIDA AOS JOVENS PELA ESCOLA PARA ESTE FIM, DESTACANDO ALGUNS AUTORES QUE ABORDAM ESSAS QUESTÕES. O REFERIDO ARTIGO APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A JUVENTUDE E O MUNDO DO TRABALHO, DESTACANDO O PAPEL DA ESCOLA NA TAREFA PRÁTICA DE PREPARAR OS JOVENS PARA INGRESSAR NO MERCADO, ATRAVÉS DO PRIMEIRO EMPREGO. A PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, PONTUADA NA DISCUSSÃO DE ALGUNS ARTIGOS E AUTORES QUE ABORDAM TEMÁTICAS RELACIONADAS A ESSE ASSUNTO, MAIS ESPECIFICAMENTE O ARTIGO DE REVALINO, INTITULADO JUVENTUDE, TRABALHO E PROTEÇÃO SOCIAL, QUE TRAZ ALGUNS CONCEITOS DE JUVENTUDE, COMO TAMBÉM AS IDEIAS DE MUNDO DO TRABALHO E A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES ABORDADA POR GAUDÊNCIO FRIGOTTO E ACÁCIA KUENZER. A PESQUISA TAMBÉM É DOCUMENTAL PORQUE TRAZ ALGUMAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA REGULAMENTAÇÃO QUE NORTEIA A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL, COMO TAMBÉM DOCUMENTOS QUE ORIENTAM E DISCUTEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS, DESTACANDO O SEU PAPEL ENQUANTO INSTITUIÇÃO QUE OFERECE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E PREPARA O JOVEM PARA O MERCADO DE TRABALHO. AINDA CONSIDERAMOS NO DECORRER DO TEXTO OUTROS AUTORES QUE TRANSMUTAM IDEIAS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES ABORDADAS. AO FINAL DO TRABALHO, PERCEBEMOS QUE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DESSES JOVENS VAI ALÉM DO QUE SE IMAGINA, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUALMENTE É OFERTADA PELOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.