ESTE TRABALHO SE PROPÕEM A APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE ANALISA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SURGIDAS NO CONTEXTO DA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA, COM ÊNFASE NAS QUE BUSCARAM INCORPORAR, EM MAIOR OU MENOR GRAU, A QUESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DO BRASIL. POR MEIO DELAS SE PROCUROU PROBLEMATIZAR A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E ANTIRRACISMO NO BRASIL. AO LONGO DESSA PESQUISA SE PERCEBEU QUE NAS ULTIMAS DÉCADAS MUITO SE AVANÇOU NESSE ÂMBITO, PORÉM, A MOROSIDADE NA EFETIVAÇÃO DESSAS LEIS E, CONSEQUENTEMENTE, A NÃO CONSOLIDAÇÃO DESSE PROJETO DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, NOS LEVOU A CONSTATAR QUE A POPULAÇÃO AFROINDÍGENA PERMANECE SENDO ALIJADA DE DIREITOS BÁSICOS, COMO O DA PRESERVAÇÃO E DA VALORIZAÇÃO DE SUAS HISTÓRIAS E MEMÓRIAS. NA TENTATIVA DE CONTRIBUIR COM A EFETIVAÇÃO DESSAS LEIS E COM A CONSOLIDAÇÃO DESSE PROJETO EDUCACIONAL, BUSCOU-SE OFERECER SUGESTÕES DE POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A INSERÇÃO DESSA TEMÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA FORMULAÇÃO DE UM GUIA TEÓRICO-METODOLÓGICO COM SUGESTÕES DE RECURSOS E MATERIAIS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE NA INTERNET. NO PRESENTE TRABALHO SERÁ APRESENTADO, AINDA QUE GENERICAMENTE, UM ESBOÇO DESTE GUIA.