A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL – PEI
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58278 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 9688 "titulo" => "A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL – PEI" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO, PARTE INTEGRANTE DA PESQUISA DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP, COM APOIO DA CAPES, VISA ANALISAR O PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL (PEI) DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE-SP) PARA COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS E AS INTENCIONALIDADES DE ACORDO COM AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE NA ANÁLISE DOCUMENTAL EM CONFORMIDADE COM AUTORES QUE TRABALHAM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. A INSTITUIÇÃO ESCOLA SEMPRE FOI ALVO DE CRÍTICAS PERANTE A SUA EXISTÊNCIA E FUNCIONALIDADE (ASSEGURAR O DIREITO À EDUCAÇÃO), PORÉM, AO LONGO DOS ANOS FOI ATRIBUÍDA DIVERSAS FUNÇÕES À ESCOLA, ASSIM, MUITAS VEZES AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FICAM EM SEGUNDO PLANO, TRAZENDO PREJUÍZOS A QUALIDADE DO ENSINO. NA BUSCA POR MINIMIZAR ESSES PROBLEMAS, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014 – 2024) DISCORRE NA DIRETRIZ IV E META 6, OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM, NO MÍNIMO, 50% DAS ESCOLAS PÚBLICAS, DE FORMA A ATENDER, PELO MENOS 25% DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE MODELO PRIORIZA O AUMENTO DA JORNADA ESCOLAR NA PRÓPRIA UNIDADE OFERECENDO ATIVIDADES REGULARES E COMPLEMENTARES NA MESMA UNIDADE ESCOLAR. ESTE FATOR TEM GERADO A EXPECTATIVA DE AUMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO. PORÉM, NÃO PODEMOS AVALIAR A QUALIDADE APENAS PELA EXTENSÃO DO TEMPO, VISTO QUE MUITAS ESCOLAS NÃO TÊM INFRAESTRUTURA ADEQUADA E NEM CORPO DOCENTE CAPACITADO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUANTIDADE DE HORAS DE PERMANÊNCIA SERIA A QUALIDADE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL - PEI, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID9688_15082019200616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SANAE NAKAMOTO" "autor_nome_curto" => "BIANCA SANAE NAKAMOTO" "autor_email" => "biancas.nakamoto@gmail.co" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58278 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 9688 "titulo" => "A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL – PEI" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO, PARTE INTEGRANTE DA PESQUISA DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP, COM APOIO DA CAPES, VISA ANALISAR O PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL (PEI) DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SEE-SP) PARA COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS E AS INTENCIONALIDADES DE ACORDO COM AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE NA ANÁLISE DOCUMENTAL EM CONFORMIDADE COM AUTORES QUE TRABALHAM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. A INSTITUIÇÃO ESCOLA SEMPRE FOI ALVO DE CRÍTICAS PERANTE A SUA EXISTÊNCIA E FUNCIONALIDADE (ASSEGURAR O DIREITO À EDUCAÇÃO), PORÉM, AO LONGO DOS ANOS FOI ATRIBUÍDA DIVERSAS FUNÇÕES À ESCOLA, ASSIM, MUITAS VEZES AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FICAM EM SEGUNDO PLANO, TRAZENDO PREJUÍZOS A QUALIDADE DO ENSINO. NA BUSCA POR MINIMIZAR ESSES PROBLEMAS, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014 – 2024) DISCORRE NA DIRETRIZ IV E META 6, OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM, NO MÍNIMO, 50% DAS ESCOLAS PÚBLICAS, DE FORMA A ATENDER, PELO MENOS 25% DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE MODELO PRIORIZA O AUMENTO DA JORNADA ESCOLAR NA PRÓPRIA UNIDADE OFERECENDO ATIVIDADES REGULARES E COMPLEMENTARES NA MESMA UNIDADE ESCOLAR. ESTE FATOR TEM GERADO A EXPECTATIVA DE AUMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO. PORÉM, NÃO PODEMOS AVALIAR A QUALIDADE APENAS PELA EXTENSÃO DO TEMPO, VISTO QUE MUITAS ESCOLAS NÃO TÊM INFRAESTRUTURA ADEQUADA E NEM CORPO DOCENTE CAPACITADO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A QUANTIDADE DE HORAS DE PERMANÊNCIA SERIA A QUALIDADE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL - PEI, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID9688_15082019200616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA SANAE NAKAMOTO" "autor_nome_curto" => "BIANCA SANAE NAKAMOTO" "autor_email" => "biancas.nakamoto@gmail.co" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }