Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 243
LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I DO IFPB – CAJAZEIRAS

Palavra-chaves: ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PERFIL DISCENTE, IFPB Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTE EM REALIZAR UM BREVE LEVANTAMENTO DO PERFIL DOS DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I (CDI I), NO PERÍODO LETIVO 2018.2, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAJAZEIRAS. A AMOSTRA QUE REPRESENTA NOSSO OBJETO DE ESTUDO CONTEMPLA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO QUE APRESENTAM EM SUA MATRIZ CURRICULAR A DISCIPLINA DE CDI I, QUE APRESENTA ALTO ÍNDICE DE RETENÇÃO, QUAIS SEJAM: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL (EC), LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (LM), TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (ADS) E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (AI). PARA TANTO, A TIPOLOGIA DA PESQUISA UTILIZADA COMPREENDE A ABORDAGEM DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO, DESCRITIVA-EXPLORATÓRIA E DO TIPO ESTUDO DE CASO. COM BASE NO INSTRUMENTO DE COLETA, PODEMOS NOTAR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NOS CURSOS SUPERIORES DO IFPB, CAMPUS CAJAZEIRAS, SÃO ORIUNDOS DA ESCOLA PÚBLICA E TEM POR SUAS ESCOLHAS DE ÁREA DE ESTUDO AS AFINIDADES PARTICULARES. NO TOCANTE A FORMA DE ESTUDO, MAIOR PARTE DOS INVESTIGADOS APONTA O ESTUDO SOLITÁRIO. ASSIM, SINALIZAMOS A NECESSIDADE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COLETIVA E ATUANTE. ESTE ESTUDO APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS, LOGO AVANÇAMOS COM A EXECUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DA WEB, O GOOGLE SALA DE AULA, PARA OTIMIZAR AS DEMANDAS ENCONTRADAS NA NESTA ETAPA DA PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.