O ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO A LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61387 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5895 "inscrito_id" => 2895 "titulo" => "O ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO A LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO" "resumo" => "A PESQUISA PROPÕE UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA COMPLEXIDADE DIANTE DA LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO. O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL É AMPARADO POR LEI, MAS AINDA ENCONTRA GRANDES DESAFIOS PARA SUA APLICAÇÃO. ESSES DESAFIOS SE EXPRESSAM QUANTO A COMPOSIÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA, JÁ QUE O ESTADO LAICO DEVE SER NEUTRO QUANTO A RELIGIÃO. NO ENTANTO, A PRÁXIS DO ENSINO RELIGIOSO QUE GERA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ PARA OS ALUNOS ENCAIXA-SE NOS PRINCÍPIOS DO ESTADO LAICO. O ENSINO RELIGIOSO DEVE DESENVOLVER NO ALUNO UMA COMPREENSÃO E UM RESPEITO QUANTO A DIVERSIDADE E A PLURALIDADE EXPRESSA NA SOCIEDADE E CULTURA BRASILEIRA. ALÉM DISSO, O CONHECIMENTO DO FENÔMENO RELIGIOSO CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS E VALORES ESSENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO SER. COM ISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR DIANTE DA LAICIDADE DO ESTADO. PARA ISSO, BUSCA-SE ANALISAR O QUE COMPÕE A CONCEPÇÃO DO ESTADO LAICO, A CONCEITUAÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO E O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR, NO ASPECTO HISTÓRICO E CONCEITUAL. O AMBIENTE ESCOLAR DEVE SER UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ E O ENSINO RELIGIOSO É PARTE FUNDAMENTAL NESSA FORMAÇÃO. A PESQUISA PRETENDE DISCUTIR A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO BASEADO EM PRINCÍPIOS QUE LEVEM OS ALUNOS A DESENVOLVER O REPEITO E A CONHECER A SI PRÓPRIO COMO PARTICIPANTE DA SOCIEDADE. ASSIM, ENTENDE-SE QUE A LAICIDADE DO ESTADO NÃO É UM EMPECILHO PARA A PRÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO, ANTES É UM IDEAL NECESSÁRIO PARA A CONVIVÊNCIA PACÍFICA NA PLURALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, LAICIDADE, EDUCAÇÃO, RELIGIOSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID2895_03102019230828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DA PENHA SENA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NETO" "autor_email" => "j_neto78@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE BATISTA DO CARIRI - FBC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61387 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5895 "inscrito_id" => 2895 "titulo" => "O ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO A LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO" "resumo" => "A PESQUISA PROPÕE UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA COMPLEXIDADE DIANTE DA LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO. O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL É AMPARADO POR LEI, MAS AINDA ENCONTRA GRANDES DESAFIOS PARA SUA APLICAÇÃO. ESSES DESAFIOS SE EXPRESSAM QUANTO A COMPOSIÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA, JÁ QUE O ESTADO LAICO DEVE SER NEUTRO QUANTO A RELIGIÃO. NO ENTANTO, A PRÁXIS DO ENSINO RELIGIOSO QUE GERA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ PARA OS ALUNOS ENCAIXA-SE NOS PRINCÍPIOS DO ESTADO LAICO. O ENSINO RELIGIOSO DEVE DESENVOLVER NO ALUNO UMA COMPREENSÃO E UM RESPEITO QUANTO A DIVERSIDADE E A PLURALIDADE EXPRESSA NA SOCIEDADE E CULTURA BRASILEIRA. ALÉM DISSO, O CONHECIMENTO DO FENÔMENO RELIGIOSO CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS E VALORES ESSENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO SER. COM ISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR DIANTE DA LAICIDADE DO ESTADO. PARA ISSO, BUSCA-SE ANALISAR O QUE COMPÕE A CONCEPÇÃO DO ESTADO LAICO, A CONCEITUAÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO E O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR, NO ASPECTO HISTÓRICO E CONCEITUAL. O AMBIENTE ESCOLAR DEVE SER UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ E O ENSINO RELIGIOSO É PARTE FUNDAMENTAL NESSA FORMAÇÃO. A PESQUISA PRETENDE DISCUTIR A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO BASEADO EM PRINCÍPIOS QUE LEVEM OS ALUNOS A DESENVOLVER O REPEITO E A CONHECER A SI PRÓPRIO COMO PARTICIPANTE DA SOCIEDADE. ASSIM, ENTENDE-SE QUE A LAICIDADE DO ESTADO NÃO É UM EMPECILHO PARA A PRÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO, ANTES É UM IDEAL NECESSÁRIO PARA A CONVIVÊNCIA PACÍFICA NA PLURALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, LAICIDADE, EDUCAÇÃO, RELIGIOSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID2895_03102019230828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DA PENHA SENA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NETO" "autor_email" => "j_neto78@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE BATISTA DO CARIRI - FBC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }