Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): SENTIDOS DE CURRÍCULO E PERFORMATIVIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TEMOS, NESTE TEXTO, COMO PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO, IDENTIFICAR QUAIS AS SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO APRESENTADAS NO DOCUMENTO OFICIAL DO TEXTO POLÍTICO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, UTILIZAMO-NOS DE REFERENCIAL TEÓRICO APORTADO PELO ESTUDO DE CURRÍCULO APRESENTADO POR LOPES E MACEDO (2011), AS DISCUSSÕES SOBRE A BNCC REALIZADAS POR PEREIRA, COSTA E CUNHA (2015), PARA, A PARTIR DE ENTÃO, REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A POSIÇÃO TEÓRICA EXPRESSA NO DOCUMENTO ORIENTADOR DO BNCC. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ARTIGO CUJA METODOLOGIA É DE REVISÃO E ANÁLISE QUALITATIVA DO DOCUMENTO LEGAL. ASSIM, APRESENTAMOS NOSSAS CONSIDERAÇÕES EM DOIS MOMENTOS COMPLEMENTARES: NO PRIMEIRO, COM FULCRO EM LOPES E MACEDO (2011), FAZEMOS UM BREVE LEVANTAMENTO DAS TEORIAS DE CURRÍCULO. NUM SEGUNDO PASSO, ANALISAMOS NO DOCUMENTO LEGAL OS TRAÇOS EM QUE SE INSCREVE A VISÃO DE CURRÍCULO TRATADA NA BNCC E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE. ENTENDEMOS QUE A PROPOSTA DA BNCC CONFERE CENTRALIDADE AO CONHECIMENTO INSTRUMENTALIZADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, CONSTRANGE OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA EM TORNO DO DESEMPENHO (PERFORMANCE), E, AINDA, É UM TEXTO COM INSCRIÇÕES DE CURRICULARES MATRIZ TECNICISTA E CIENTIFICISTA.

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