TEMOS, NESTE TEXTO, COMO PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO, IDENTIFICAR QUAIS AS SIGNIFICAÇÕES DE CURRÍCULO APRESENTADAS NO DOCUMENTO OFICIAL DO TEXTO POLÍTICO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, UTILIZAMO-NOS DE REFERENCIAL TEÓRICO APORTADO PELO ESTUDO DE CURRÍCULO APRESENTADO POR LOPES E MACEDO (2011), AS DISCUSSÕES SOBRE A BNCC REALIZADAS POR PEREIRA, COSTA E CUNHA (2015), PARA, A PARTIR DE ENTÃO, REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A POSIÇÃO TEÓRICA EXPRESSA NO DOCUMENTO ORIENTADOR DO BNCC. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ARTIGO CUJA METODOLOGIA É DE REVISÃO E ANÁLISE QUALITATIVA DO DOCUMENTO LEGAL. ASSIM, APRESENTAMOS NOSSAS CONSIDERAÇÕES EM DOIS MOMENTOS COMPLEMENTARES: NO PRIMEIRO, COM FULCRO EM LOPES E MACEDO (2011), FAZEMOS UM BREVE LEVANTAMENTO DAS TEORIAS DE CURRÍCULO. NUM SEGUNDO PASSO, ANALISAMOS NO DOCUMENTO LEGAL OS TRAÇOS EM QUE SE INSCREVE A VISÃO DE CURRÍCULO TRATADA NA BNCC E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE. ENTENDEMOS QUE A PROPOSTA DA BNCC CONFERE CENTRALIDADE AO CONHECIMENTO INSTRUMENTALIZADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, CONSTRANGE OS SENTIDOS DA DOCÊNCIA EM TORNO DO DESEMPENHO (PERFORMANCE), E, AINDA, É UM TEXTO COM INSCRIÇÕES DE CURRICULARES MATRIZ TECNICISTA E CIENTIFICISTA.