ESTE ARTIGO ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS QUE ALIE TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TENDO COMO BASE A ABORDAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA NO COTIDIANO DOS ALUNOS. O PROJETO FOI APLICADO NA UNIDADE ESCOLAR EDSON DA PAZ CUNHA COM A TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI. AS ATIVIDADES PROPOSTAS POSSUEM CUNHO PRÁTICO, INCENTIVANDO OS ESTUDANTES A BUSCAR CONEXÕES ENTRE SUAS VIVÊNCIAS E OS CONTEÚDOS TRABALHADOS. PARTINDO DE EXEMPLOS SIMPLES COMO A COMBINAÇÃO DE PEÇAS QUE COMPÕEM O VESTUÁRIO PÔDE-SE TRABALHAR O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM, FRUINDO DA ÁRVORE DAS POSSIBILIDADES. JÁ COM A CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM VERTICAL NA ESCOLA PÔDE-SE DESENVOLVER A IDEIA DE ARRANJO, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO DE PRESERVAR A NATUREZA. UTILIZOU-SE TAMBÉM O JOGO DIDÁTICO “A SENHA” PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PERMUTAÇÃO. COM ISSO, VERIFICOU-SE A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA A FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM.