RECREIO NO PÁTIO ESCOLAR: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62375 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5777 "inscrito_id" => 3792 "titulo" => "RECREIO NO PÁTIO ESCOLAR: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA CUJO OBJETIVO ERA ANALISAR SE O PÁTIO ESCOLAR E O MOMENTO DO RECREIO ERAM UTILIZADOS COMO ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM). A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA DE MAIO A JULHO DE 2019. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, FORAM REGISTRADOS OS COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS DAS CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 6 E 12 ANOS, DURANTE O RECREIO QUE ERA DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS: O PRIMEIRO DAS CRIANÇAS DO 1º AO 3º ANO E O SEGUNDO DO 4º E 5º ANO, AMBOS COM 15 MINUTOS. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS TABELAS A FIM DE PERMITIR MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DOS TRABALHOS DE SANTOS (2011), RECH, VALLE, LERMEN (2018), FANTONI E SANFELICE (2018) DESVELOU QUE O LOCAL DESTINADO AO RECREIO NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO PÁTIO PARA O MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM. O ESPAÇO PARA ESTE FIM DEVE SER LÚDICO, AMPLO, PRAZEROSO, ORGANIZADO E EM CONDIÇÕES DE ATUAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO, TODAVIA O LOCAL OBSERVADO NÃO ERA ASSIM. AS PAREDES ENCONTRAVAM-SE PINTADAS EM CORES NEUTRAS, SEM REFERÊNCIA ESTÉTICA AO “MUNDO DA INFÂNCIA” OU QUALQUER OUTRO TIPO DE “CUIDADO” PARA TORNAR O AMBIENTE AGRADÁVEL E ESTETICAMENTE VOLTADO PARA PRÁTICA LÚDICO PEDAGÓGICA. DURANTE A PESQUISA, CONSTATOU-SE AINDA QUE A GESTÃO DA ESCOLA PRIORITARIAMENTE UTILIZA O ESPAÇO COMO REFEITÓRIO, SALÃO DE REUNIÃO E AMBIENTE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PÁTIO ESCOLAR, RECREIO, ANOS INICIAIS, INFRAESTRUTURA, INFRAESTRUTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID3792_03102019215603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZANE SOUZA FONSECA" "autor_nome_curto" => "IZANE FONSECA" "autor_email" => "izane_pin@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62375 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5777 "inscrito_id" => 3792 "titulo" => "RECREIO NO PÁTIO ESCOLAR: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA CUJO OBJETIVO ERA ANALISAR SE O PÁTIO ESCOLAR E O MOMENTO DO RECREIO ERAM UTILIZADOS COMO ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS (AM). A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA DE MAIO A JULHO DE 2019. POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, FORAM REGISTRADOS OS COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS DAS CRIANÇAS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 6 E 12 ANOS, DURANTE O RECREIO QUE ERA DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS: O PRIMEIRO DAS CRIANÇAS DO 1º AO 3º ANO E O SEGUNDO DO 4º E 5º ANO, AMBOS COM 15 MINUTOS. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM DUAS TABELAS A FIM DE PERMITIR MELHOR COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DOS TRABALHOS DE SANTOS (2011), RECH, VALLE, LERMEN (2018), FANTONI E SANFELICE (2018) DESVELOU QUE O LOCAL DESTINADO AO RECREIO NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO PÁTIO PARA O MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM. O ESPAÇO PARA ESTE FIM DEVE SER LÚDICO, AMPLO, PRAZEROSO, ORGANIZADO E EM CONDIÇÕES DE ATUAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO, TODAVIA O LOCAL OBSERVADO NÃO ERA ASSIM. AS PAREDES ENCONTRAVAM-SE PINTADAS EM CORES NEUTRAS, SEM REFERÊNCIA ESTÉTICA AO “MUNDO DA INFÂNCIA” OU QUALQUER OUTRO TIPO DE “CUIDADO” PARA TORNAR O AMBIENTE AGRADÁVEL E ESTETICAMENTE VOLTADO PARA PRÁTICA LÚDICO PEDAGÓGICA. DURANTE A PESQUISA, CONSTATOU-SE AINDA QUE A GESTÃO DA ESCOLA PRIORITARIAMENTE UTILIZA O ESPAÇO COMO REFEITÓRIO, SALÃO DE REUNIÃO E AMBIENTE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PÁTIO ESCOLAR, RECREIO, ANOS INICIAIS, INFRAESTRUTURA, INFRAESTRUTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID3792_03102019215603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZANE SOUZA FONSECA" "autor_nome_curto" => "IZANE FONSECA" "autor_email" => "izane_pin@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }