SILVA, Celia Jesus Dos Santos et al.. A correção do texto escrito na escola. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58163>. Acesso em: 05/11/2024 05:43
ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE ORIGEM EM NOSSAS INQUIETAÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO À RELAÇÃO PROFESSOR-PRODUÇÃO TEXTUAL-ALUNO NA ESCOLA. ASSIM, TRAZ OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE QUALITATIVA E OBSERVACIONAL SOBRE O PROCESSO DE CORREÇÃO E DE AVALIAÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE ÀS PRÁTICAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. TENDO COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS SERAFINI (1994), RUIZ (2013) E SOARES (2009), ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS PRÁTICAS DE CORREÇÃO E DE AVALIAÇÃO QUE O PROFESSOR ADOTA AO AVALIAR O TEXTO ESCRITO PRODUZIDO PELOS ALUNOS. PARA TANTO, FORAM CONSIDERADAS AS SEGUINTES CATEGORIAS: ENTREVISTA COM O PROFESSOR, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR, OS TIPOS DE CORREÇÃO, E O QUE O ALUNO FAZ NA REESCRITA A PARTIR DA CORREÇÃO. O CORPUS FOI FORMADO POR TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, OS DADOS OBTIDOS POR MEIO DE ENTREVISTA COM OS PROFESSORES E NOTAS DAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS. CONSTATAMOS QUE AS PRÁTICAS DE CORREÇÃO REALIZADAS PELOS PROFESSORES ESTÃO RELACIONADAS À CONCEPÇÃO DE LÍNGUA QUE ESTE ADOTA, AINDA MARCADA POR UMA PERSPECTIVA TRADICIONAL E CLASSIFICATÓRIA.