Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA PSICOPEDAGOGIA

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA, JOGOS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS JOGOS E SEU VALOR PARA A VIDA DA PESSOA QUE APRESENTA PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. MAS, MESMO SE TRATANDO DE UMA SIMPLES BRINCADEIRA, O JOGO SE CONFIGURA NUMA ATIVIDADE SÉRIA, ORIGINADA DA VONTADE DA CRIANÇA E QUE EXIGE DESTA, ESFORÇO E DETERMINAÇÃO NO SEU CUMPRIMENTO. ESTE TRABALHO APRESENTA AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS AUTORES SOBRE O LÚDICO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COMO RECURSO QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DOS JOGOS, A CRIANÇA APRENDE O QUE É UMA TAREFA, ORGANIZA-SE E, AO JOGAR, ACEITA AS REGRAS DO LÚDICO COM UM ACORDO SOCIAL, MESMO QUE DE FORMA IMPLÍCITA. ASSIM PODEMOS OBSERVAR QUE A RELAÇÃO ENTRE O JOGO E A EDUCAÇÃO É UMA CONSTRUÇÃO EM QUE O SUJEITO APRENDE E TRANSFORMA AS INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO. POR SEREM ATIVIDADES RICAS, ESTIMULAM A VIDA SOCIAL, PERMITINDO QUE O SUJEITO ESTABELEÇA RELAÇÕES DE TROCAS DE APRENDIZAGENS, CONSTITUINDO-SE MÉTODOS DE ENSINO CAPAZES DE ESTIMULAREM AS HABILIDADES NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

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