Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CRIANÇAS COMO PROTAGONISTAS: RELATANDO EXPERIENCIAS DE UM TEMA DE PESQUISA.

Palavra-chaves: TEMA DE PESQUISA, CRIANÇAS BEM PEQUENAS, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59197
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2447
    "inscrito_id" => 9472
    "titulo" => "AS CRIANÇAS COMO PROTAGONISTAS: RELATANDO EXPERIENCIAS DE UM TEMA DE PESQUISA."
    "resumo" => """
      ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR REFLEXÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM SE TRATANDO DE\r\n
      VIVÊNCIAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE PESQUISA “FORMIGAS” EM UMA TURMA DE NÍVEL\r\n
      III. O LÓCUS DESSE ESTUDO SE DEU NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA LUIZA SANTOS DE SOUZA,\r\n
      LOCALIZADO NA CIDADE DO NATAL/RN. NESSE ESTUDO BUSCAMOS AINDA, REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA\r\n
      COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO IMPORTÂNCIA ÀS EXPERIÊNCIAS\r\n
      SIGNIFICATIVAS E A REFLEXÃO INFANTIL ACERCA DAS QUESTÕES LEVANTADAS A PARTIR DE UM ACONTECIMENTO REAL\r\n
      VIVIDO PELO GRUPO. FAZEMOS, PORTANTO, UMA CRÍTICA ÀS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EM QUE OS TEMAS\r\n
      DE PESQUISA E ASSUNTOS ABORDADOS PARTEM DOS ADULTOS E NÃO DOS INTERESSES DO GRUPO DE CRIANÇAS, O QUE\r\n
      TORNA AS ABORDAGENS DESINTERESSANTES, UMA VEZ QUE AS CRIANÇAS FICAM COMO MEROS ESPECTADORES AO INVÉS\r\n
      DE PROTAGONISTAS NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO TEM UMA NATUREZA QUALITATIVA,\r\n
      EM QUE COMPREENDEMOS TODO O PROCESSO DE OBSERVAÇÕES E ESTUDOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO. NOS PAUTAMOS\r\n
      NAS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS COMO O DCNEI (2010) E A BNCC (2017), DOCUMENTOS\r\n
      NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO; OLIVEIRA (2002), NO ENTENDIMENTO DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇAS; E,\r\n
      KRAMER (2006), COM A PERSPECTIVA DE CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO HISTÓRICO E SOCIAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "TEMA DE PESQUISA, CRIANÇAS BEM PEQUENAS, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9472_19082019163016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA MARQUES DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA ANDRADE"
    "autor_email" => "joelmaandrade14@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59197
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2447
    "inscrito_id" => 9472
    "titulo" => "AS CRIANÇAS COMO PROTAGONISTAS: RELATANDO EXPERIENCIAS DE UM TEMA DE PESQUISA."
    "resumo" => """
      ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR REFLEXÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM SE TRATANDO DE\r\n
      VIVÊNCIAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE PESQUISA “FORMIGAS” EM UMA TURMA DE NÍVEL\r\n
      III. O LÓCUS DESSE ESTUDO SE DEU NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA LUIZA SANTOS DE SOUZA,\r\n
      LOCALIZADO NA CIDADE DO NATAL/RN. NESSE ESTUDO BUSCAMOS AINDA, REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA\r\n
      COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO IMPORTÂNCIA ÀS EXPERIÊNCIAS\r\n
      SIGNIFICATIVAS E A REFLEXÃO INFANTIL ACERCA DAS QUESTÕES LEVANTADAS A PARTIR DE UM ACONTECIMENTO REAL\r\n
      VIVIDO PELO GRUPO. FAZEMOS, PORTANTO, UMA CRÍTICA ÀS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EM QUE OS TEMAS\r\n
      DE PESQUISA E ASSUNTOS ABORDADOS PARTEM DOS ADULTOS E NÃO DOS INTERESSES DO GRUPO DE CRIANÇAS, O QUE\r\n
      TORNA AS ABORDAGENS DESINTERESSANTES, UMA VEZ QUE AS CRIANÇAS FICAM COMO MEROS ESPECTADORES AO INVÉS\r\n
      DE PROTAGONISTAS NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO TEM UMA NATUREZA QUALITATIVA,\r\n
      EM QUE COMPREENDEMOS TODO O PROCESSO DE OBSERVAÇÕES E ESTUDOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO. NOS PAUTAMOS\r\n
      NAS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS COMO O DCNEI (2010) E A BNCC (2017), DOCUMENTOS\r\n
      NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO; OLIVEIRA (2002), NO ENTENDIMENTO DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇAS; E,\r\n
      KRAMER (2006), COM A PERSPECTIVA DE CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO HISTÓRICO E SOCIAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "TEMA DE PESQUISA, CRIANÇAS BEM PEQUENAS, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9472_19082019163016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA MARQUES DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA ANDRADE"
    "autor_email" => "joelmaandrade14@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR REFLEXÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM SE TRATANDO DE VIVÊNCIAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE PESQUISA “FORMIGAS” EM UMA TURMA DE NÍVEL III. O LÓCUS DESSE ESTUDO SE DEU NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA LUIZA SANTOS DE SOUZA, LOCALIZADO NA CIDADE DO NATAL/RN. NESSE ESTUDO BUSCAMOS AINDA, REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO IMPORTÂNCIA ÀS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS E A REFLEXÃO INFANTIL ACERCA DAS QUESTÕES LEVANTADAS A PARTIR DE UM ACONTECIMENTO REAL VIVIDO PELO GRUPO. FAZEMOS, PORTANTO, UMA CRÍTICA ÀS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EM QUE OS TEMAS DE PESQUISA E ASSUNTOS ABORDADOS PARTEM DOS ADULTOS E NÃO DOS INTERESSES DO GRUPO DE CRIANÇAS, O QUE TORNA AS ABORDAGENS DESINTERESSANTES, UMA VEZ QUE AS CRIANÇAS FICAM COMO MEROS ESPECTADORES AO INVÉS DE PROTAGONISTAS NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO TEM UMA NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE COMPREENDEMOS TODO O PROCESSO DE OBSERVAÇÕES E ESTUDOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO. NOS PAUTAMOS NAS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS COMO O DCNEI (2010) E A BNCC (2017), DOCUMENTOS NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO; OLIVEIRA (2002), NO ENTENDIMENTO DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇAS; E, KRAMER (2006), COM A PERSPECTIVA DE CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO HISTÓRICO E SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.