A MATEMÁTICA É UM CONHECIMENTO DE NATUREZA CUMULATIVA. ASSIM, OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO SÃO TIDOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DE ALICERCES QUE SUSTENTEM OS CONTEÚDOS FUTURAMENTE ENSINADOS. DIANTE DESSE CONTEXTO, INDAGOU-SE “QUAL A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA? ASSIM, OBJETIVA-SE ANALISAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA. O REFERENCIAL TEÓRICO É FUNDAMENTADO POR VIGOTSKI (2011), CARVALHO E IBIAPINA (2015), ENTRE OUTROS. A PESQUISA FOI SUBSIDIADA POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE PERMITE TRABALHAR COM A REALIDADE (MINAYO, 1994). A PRODUÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIBANO-MA. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2009). CONCLUI-SE A NECESSIDADE DE TORNAR O ENSINO DE MATEMÁTICA MAIS DINÂMICO, NA MEDIDA QUE O PROFESSOR POSSIBILITA QUE O ALUNO INTERNALIZE UMA NOVA VISÃO DIANTE DO MODELO DE ENSINO DA MATEMÁTICA, DISTANCIANDO-SE DO ENSINO TRADICIONALISTA E ATUANDO DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA POR MEIO DE METODOLOGIAS E RECURSOS MAIS CONDIZENTES COM AS NECESSIDADES EXIGIDAS PELO CONTEXTO ESCOLAR.