O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LUIZ GONZAGA BURITY, NA CIDADE DE INGÁ, PB. CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTE (ANTES DA APLICAÇÃO DOS JOGOS) E PÓS-TESTE (APÓS O TERMINO DE CADA JOGO) E ENVOLVEU CINQUENTA ALUNOS DE TRÊS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. OBJETIVOU UTILIZAR O JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA, A FIM DE COMPROVAR A IMPORTÂNCIA DE SUA APLICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DE INTERESSE E DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE UMA AULA PRÁTICA QUE UTILIZE ESTRATÉGIAS COMO JOGOS EDUCATIVOS, APRENDIZAGEM COOPERATIVA, VÍDEOS E CHARGES, PODE MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO. OBSERVOU-SE UM AUMENTO DE 22% NAS RESPOSTAS DADAS CORRETAMENTE, UMA DIMINUIÇÃO DE 14% NOS ERROS COMETIDOS E DE 6% NAS RESPOSTAS EM BRANCO, MELHORANDO O RENDIMENTO DOS ALUNOS EM ZOOLOGIA APÓS O USO DO JOGO DA MEMÓRIA, QUE TAMBÉM PROPORCIONOU A APRENDIZAGEM COOPERATIVA. ALÉM DISSO, TRATA-SE DE UMA METODOLOGIA ADAPTÁVEL PARA DIVERSOS OUTROS CONTEÚDOS E/OU DISCIPLINAS, AUXILIANDO OS PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES DE FORMA DIVERSIFICADA, SUSTENTÁVEL E DE BAIXO CUSTO.