AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59241 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 5436 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR" "resumo" => """ O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS SÃO PROVENIENTES DE DADOS COLETADOS DURANTE O ANO DE 2018, NUMA PESQUISA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS/MA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO, TAIS COMO: CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), DCNEI (2009), RCNEI, (1998), PME (2015-2024) E A BNCC (2017), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS LEGAIS E NO CONJUNTO DE TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM PESQUISAS E REFLEXÕES ACERCA DO TRINÔMIO: EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, E O, CONFORME A SABER: ARCE (2010), FARIA; DIAS (2012), KISHIMOTO (2012), KUHLMANN JR.(2010), QUINTEIRO (2003), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA E GERAÇÃO DOS DADOS, APLICADA A OITO SUJEITOS: SEIS EDUCADORAS, UMA COORDENADORA E UMA GESTORA. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, INVESTIGADA APESAR DE ESTAR SITUADA NUMA BASE PRECÁRIA DE FUNCIONAMENTO, POSSUI UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE PRIORIZA NAS PRÁTICAS DOCENTES, AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, PROPORCIONAR A INSTITUIÇÃO ESPAÇOS ADEQUADOS AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID5436_01072019072440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE DA SILVA GUTERRES" "autor_nome_curto" => "IONE GUTERRES" "autor_email" => "ioneguterres@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59241 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 5436 "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR" "resumo" => """ O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS SÃO PROVENIENTES DE DADOS COLETADOS DURANTE O ANO DE 2018, NUMA PESQUISA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS/MA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO, TAIS COMO: CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), DCNEI (2009), RCNEI, (1998), PME (2015-2024) E A BNCC (2017), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS LEGAIS E NO CONJUNTO DE TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM PESQUISAS E REFLEXÕES ACERCA DO TRINÔMIO: EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, E O, CONFORME A SABER: ARCE (2010), FARIA; DIAS (2012), KISHIMOTO (2012), KUHLMANN JR.(2010), QUINTEIRO (2003), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA E GERAÇÃO DOS DADOS, APLICADA A OITO SUJEITOS: SEIS EDUCADORAS, UMA COORDENADORA E UMA GESTORA. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, INVESTIGADA APESAR DE ESTAR SITUADA NUMA BASE PRECÁRIA DE FUNCIONAMENTO, POSSUI UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE PRIORIZA NAS PRÁTICAS DOCENTES, AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, PROPORCIONAR A INSTITUIÇÃO ESPAÇOS ADEQUADOS AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, BRINCAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID5436_01072019072440.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IONE DA SILVA GUTERRES" "autor_nome_curto" => "IONE GUTERRES" "autor_email" => "ioneguterres@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }