Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR

Palavra-chaves: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, BRINCAR Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59241
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 5436
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR"
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS SÃO PROVENIENTES DE DADOS COLETADOS DURANTE O ANO DE 2018, NUMA PESQUISA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS/MA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO, TAIS COMO: CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), DCNEI (2009),  RCNEI, (1998), PME (2015-2024) E A BNCC (2017), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS LEGAIS E NO CONJUNTO DE TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM PESQUISAS E REFLEXÕES ACERCA DO TRINÔMIO: EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, E O, CONFORME A SABER: ARCE (2010), FARIA; DIAS (2012), KISHIMOTO (2012), KUHLMANN JR.(2010), QUINTEIRO (2003), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA E GERAÇÃO DOS DADOS, APLICADA A OITO SUJEITOS: SEIS EDUCADORAS, UMA COORDENADORA E UMA GESTORA. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, INVESTIGADA APESAR DE ESTAR SITUADA NUMA BASE PRECÁRIA DE FUNCIONAMENTO, POSSUI UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE PRIORIZA NAS PRÁTICAS DOCENTES, AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, PROPORCIONAR A INSTITUIÇÃO ESPAÇOS ADEQUADOS AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, BRINCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID5436_01072019072440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONE DA SILVA GUTERRES"
    "autor_nome_curto" => "IONE GUTERRES"
    "autor_email" => "ioneguterres@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59241
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 5436
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR"
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS SÃO PROVENIENTES DE DADOS COLETADOS DURANTE O ANO DE 2018, NUMA PESQUISA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS/MA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO, TAIS COMO: CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), DCNEI (2009),  RCNEI, (1998), PME (2015-2024) E A BNCC (2017), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS LEGAIS E NO CONJUNTO DE TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM PESQUISAS E REFLEXÕES ACERCA DO TRINÔMIO: EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, E O, CONFORME A SABER: ARCE (2010), FARIA; DIAS (2012), KISHIMOTO (2012), KUHLMANN JR.(2010), QUINTEIRO (2003), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA E GERAÇÃO DOS DADOS, APLICADA A OITO SUJEITOS: SEIS EDUCADORAS, UMA COORDENADORA E UMA GESTORA. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, INVESTIGADA APESAR DE ESTAR SITUADA NUMA BASE PRECÁRIA DE FUNCIONAMENTO, POSSUI UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE PRIORIZA NAS PRÁTICAS DOCENTES, AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, PROPORCIONAR A INSTITUIÇÃO ESPAÇOS ADEQUADOS AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, BRINCAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID5436_01072019072440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONE DA SILVA GUTERRES"
    "autor_nome_curto" => "IONE GUTERRES"
    "autor_email" => "ioneguterres@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DAS CRIANÇAS, E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS SÃO PROVENIENTES DE DADOS COLETADOS DURANTE O ANO DE 2018, NUMA PESQUISA VINCULADA AO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA & DOCÊNCIA (GEPEID), NA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS/MA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS DOCUMENTOS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO, TAIS COMO: CF (1988), ECA (1990), LDB (1996), DCNEI (2009), RCNEI, (1998), PME (2015-2024) E A BNCC (2017), DENTRE OUTROS DOCUMENTOS LEGAIS E NO CONJUNTO DE TEÓRICOS QUE JUSTIFICAM PESQUISAS E REFLEXÕES ACERCA DO TRINÔMIO: EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, E O, CONFORME A SABER: ARCE (2010), FARIA; DIAS (2012), KISHIMOTO (2012), KUHLMANN JR.(2010), QUINTEIRO (2003), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA, COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA E GERAÇÃO DOS DADOS, APLICADA A OITO SUJEITOS: SEIS EDUCADORAS, UMA COORDENADORA E UMA GESTORA. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, INVESTIGADA APESAR DE ESTAR SITUADA NUMA BASE PRECÁRIA DE FUNCIONAMENTO, POSSUI UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE PRIORIZA NAS PRÁTICAS DOCENTES, AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E A INTERFACE ENTRE O EDUCAR, O CUIDAR E O BRINCAR. VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS, PROPORCIONAR A INSTITUIÇÃO ESPAÇOS ADEQUADOS AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PALAVRAS-CHAVE: MÚLTIPLAS LINGUAGENS, EDUCAR, CUIDAR, BRINCAR, EDUCAÇÃO INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.