Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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(RE)PENSAR A PRÁTICA DOCENTE NO PLANEJAMENTO DIÁRIO

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, PRÁTICA DOCENTE, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NO CAMPO EDUCACIONAL, PLANEJAR VIROU UMA AÇÃO ESSENCIAL. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL, SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE, COMO ELE ACONTECE NA PRÁTICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS COM SUA EXECUÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E, PARA A COLETA DE DADOS, OBSERVAÇÕES DA ELABORAÇÃO E CULMINÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE, ALÉM DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE DEVIDO ÀS INÚMERAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR, OS SUJEITOS DA PESQUISA, APESAR DE RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, NÃO O UTILIZAM COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORIA PARA SUA PRÁTICA, ATRAVÉS DA REFLEXÃO CRÍTICA DE SUAS AÇÕES, OU SEJA, NÃO PLANEJAM DE FORMA A BUSCAR OBJETIVOS MAIS EFETIVOS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR E QUE ULTRAPASSEM O MERO DOMÍNIO PASSIVO DE INFORMAÇÕES.

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