ARAÚJO, Ana Vérica De. (re)pensar a prática docente no planejamento diário. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57981>. Acesso em: 23/12/2024 04:25
NO CAMPO EDUCACIONAL, PLANEJAR VIROU UMA AÇÃO ESSENCIAL. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL, SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE, COMO ELE ACONTECE NA PRÁTICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS COM SUA EXECUÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E, PARA A COLETA DE DADOS, OBSERVAÇÕES DA ELABORAÇÃO E CULMINÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE, ALÉM DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE DEVIDO ÀS INÚMERAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR, OS SUJEITOS DA PESQUISA, APESAR DE RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, NÃO O UTILIZAM COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORIA PARA SUA PRÁTICA, ATRAVÉS DA REFLEXÃO CRÍTICA DE SUAS AÇÕES, OU SEJA, NÃO PLANEJAM DE FORMA A BUSCAR OBJETIVOS MAIS EFETIVOS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR E QUE ULTRAPASSEM O MERO DOMÍNIO PASSIVO DE INFORMAÇÕES.