ESTE TRABALHO CONSISTE NUM RECORTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CASO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZA-SE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES. TÊM-SE COMO SUJEITOS, DEZ PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. OS DADOS SERÃO ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. O RECORTE QUE DEU ORIGEM A ESSE TRABALHO CONSISTIU NUM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE OBJETIVOU DETECTAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE PESQUISAS NOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU INCLUSIVA QUE FOCAM NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. O ESTUDO FOI REALIZADO VIA INTERNET, UTILIZANDO AS SEGUINTES BASES DE PESQUISA: PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO, BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED – GT Nº 15 E OS REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS UFRN E UFSCAR. OS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR; PROFESSOR, INCLUSÃO; PESSOA COM DEFICIÊNCIA; ENSINO SUPERIOR; PROFESSOR; ENSINO SUPERIOR; DEFICIÊNCIA. O LEVANTAMENTO REALIZADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO APONTA COMO RESULTADOS QUE AS PESQUISAS SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR FOCAM, EM SUA MAIORIA, NO INGRESSO, NAS DIFICULDADES, NA PERMANÊNCIA E NA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA; QUE SÃO POUCOS OS ESTUDOS QUE PROTAGONIZAM SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.