PESQUISAS SOBRE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: O QUE OS DADOS REVELAM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62019 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1307 "inscrito_id" => 9845 "titulo" => "PESQUISAS SOBRE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: O QUE OS DADOS REVELAM" "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSISTE NUM RECORTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CASO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZA-SE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES. TÊM-SE COMO SUJEITOS, DEZ PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. OS DADOS SERÃO ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. O RECORTE QUE DEU ORIGEM A ESSE TRABALHO CONSISTIU NUM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE OBJETIVOU DETECTAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE PESQUISAS NOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU INCLUSIVA QUE FOCAM NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. O ESTUDO FOI REALIZADO VIA INTERNET, UTILIZANDO AS SEGUINTES BASES DE PESQUISA: PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO, BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED – GT Nº 15 E OS REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS UFRN E UFSCAR. OS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR; PROFESSOR, INCLUSÃO; PESSOA COM DEFICIÊNCIA; ENSINO SUPERIOR; PROFESSOR; ENSINO SUPERIOR; DEFICIÊNCIA. O LEVANTAMENTO REALIZADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO APONTA COMO RESULTADOS QUE AS PESQUISAS SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR FOCAM, EM SUA MAIORIA, NO INGRESSO, NAS DIFICULDADES, NA PERMANÊNCIA E NA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA; QUE SÃO POUCOS OS ESTUDOS QUE PROTAGONIZAM SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9845_13082019101922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCILEIDE MARIA COSTA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "TARCILEIDE BEZERRA" "autor_email" => "tarcileide.bezerra@uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62019 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1307 "inscrito_id" => 9845 "titulo" => "PESQUISAS SOBRE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: O QUE OS DADOS REVELAM" "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSISTE NUM RECORTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO EM ANDAMENTO, QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CASO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZA-SE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES. TÊM-SE COMO SUJEITOS, DEZ PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. OS DADOS SERÃO ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. O RECORTE QUE DEU ORIGEM A ESSE TRABALHO CONSISTIU NUM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE OBJETIVOU DETECTAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE PESQUISAS NOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU INCLUSIVA QUE FOCAM NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. O ESTUDO FOI REALIZADO VIA INTERNET, UTILIZANDO AS SEGUINTES BASES DE PESQUISA: PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE – SCIELO, BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED – GT Nº 15 E OS REPOSITÓRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS UFRN E UFSCAR. OS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR; PROFESSOR, INCLUSÃO; PESSOA COM DEFICIÊNCIA; ENSINO SUPERIOR; PROFESSOR; ENSINO SUPERIOR; DEFICIÊNCIA. O LEVANTAMENTO REALIZADO ATÉ O PRESENTE MOMENTO APONTA COMO RESULTADOS QUE AS PESQUISAS SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR FOCAM, EM SUA MAIORIA, NO INGRESSO, NAS DIFICULDADES, NA PERMANÊNCIA E NA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA; QUE SÃO POUCOS OS ESTUDOS QUE PROTAGONIZAM SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID9845_13082019101922.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCILEIDE MARIA COSTA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "TARCILEIDE BEZERRA" "autor_email" => "tarcileide.bezerra@uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }