Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROLE-PLAYING GAME COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA JOVENS SOBRE FOLCLORE BRASILEIRO

Palavra-chaves: RPG, PYTHON, FOLCLORE BRASILEIRO, JOGOS EDUCATIVOS Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ROLE-PLAYING GAME, CONHECIDO TAMBÉM COMO RPG, É UM JOGO DE INTERPRETAÇÃO E/OU REPRESENTAÇÃO, NO QUAL OS JOGADORES ASSUMEM POSIÇÕES DE PERSONAGENS E CONTRIBUEM PARA UMA NARRAÇÃO COLABORATIVA. A HISTÓRIA DE UM RPG PODE ENVOLVER NARRATIVAS DIVERSAS. DESSE MODO, PODE-SE PENSAR EM DESENVOLVER HISTÓRIAS ENVOLVENDO ELEMENTOS DO FOLCLORE PARA CRIAR ESSAS NARRATIVAS. OS DIVERSOS PAÍSES APRESENTAM MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ONDE HÁ PERSONAGENS FAMOSOS QUE PERTENCEM AO IMAGINÁRIO POPULAR. ELE ENVOLVE AS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR E MANTÉM COSTUMES E TRADIÇÕES TRANSMITIDOS ENTRE POVOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ESSAS MANIFESTAÇÕES SE DÃO ATRAVÉS DOS MITOS, LENDAS, DANÇAS, MÚSICAS, JOGOS E BRINCADEIRAS, ARTESANATOS, DENTRE OUTROS. NO FOLCLORE BRASILEIRO TEMOS ALGUNS PERSONAGENS EMBLEMÁTICOS, TAIS COMO O SACI-PERERÊ, A CUCA E O CURUPIRA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DO GÊNERO ROLE-PLAYING GAME (RPG) DIGITAL QUE ABORDA O TEMA DO FOLCLORE BRASILEIRO DE FORMA PRÁTICA E ACESSÍVEL PARA OS JOVENS CONHECEREM E APRENDEREM SOBRE AS HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS NACIONAIS DE FORMA LÚDICA. COMO RESULTADO TEM-SE UM PROTÓTIPO COM ASPECTOS INICIAIS DO FUNCIONAMENTO DO RPG PROPOSTO, ONDE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO FORAM NA HISTÓRIA, TAIS COMO A CUCA, CURUPIRA E SACI. CONCLUI-SE QUE O USO DE TECNOLOGIAS PODE AUXILIAR NO ENSINO COM ABORDAGENS LÚDICAS, ONDE A FERRAMENTA DESENVOLVIDA TEM A FINALIDADE DE ENVOLVER O JOGADOR ENQUANTO PARTICIPANTE ATIVO DA HISTÓRIA. ALÉM DISSO, A PARTIR DO PROTÓTIPO AMPLIAR E INCORPORAR NA HISTÓRIA OUTROS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO.

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