O CONTEXTO SOCIAL ATUAL TEM INSTIGADO AO MUNDO DA EDUCAÇÃO UM REPENSAR DE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS, SAINDO DA PERSPECTIVA FOCADA NO DOCENTE QUE TRANSMITE SEUS CONHECIMENTOS PARA UMA PERSPECTIVA QUE VALORIZE O DESENVOLVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO APRESENTA OS DADOS PRELIMINARES DE UMA INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA INTERVENCIONISTA PEDAGÓGICA QUE OBJETIVOU AVALIAR O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DE UM ESTADO DO NORDESTE. DE CUNHO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, O ESTUDO APRESENTA COMO O PLANEJAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA APB PODE PROMOVER MAIOR ENGAJAMENTO, COLABORAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, POR SE BASEAR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONCRETOS DO COTIDIANO. A INTERVENÇÃO FOI REALIZADA EM DUAS TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A PARTICIPAÇÃO DE 67 ALUNOS. OS DADOS INICIAIS INDICAM A METODOLOGIA PROPORCIONOU UMA REORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DOCENTE, COMO TAMBÉM UM MAIOR ESTÍMULO, POR PARTE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS, PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA.