O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE FOI REALIZADO NA ESCOLA VITORIA BEZERRA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB. A ESCOLA É A FONTE DE RELAÇÕES, NO ENTANTO OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO NÃO SÃO PREPARADOS PARA LHE DÁ COM DETERMINADOS GRUPOS POSSIBILITANDO A DESCOBERTA DE NOVAS CONVIVÊNCIAS.
DESTE MODO, O PROJETO FOI EXECUTADO NO SEXTO ANO EM DOIS DIAS, O PRIMEIRO FOMOS APLICAR UM QUESTIONÁRIO NO QUAL OS ALUNOS RESPONDERÃO TRÊS PERGUNTAS: O QUE VOCÊ ENTENDE POR RESPEITO E RELAÇÃO INTERPESSOAIS? VOCÊ SE SENTE PARTE DE UM DETERMINADO GRUPO? QUAL SUA RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA INCLUINDO O SEU PROFESSOR? A PARTIR DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DESENVOLVEMOS UMA ATIVIDADE QUE RESPONDERIA AS QUESTÕES, NO ENTANTO FAZEMOS COM QUE ELES PARTICIPASSEM E REFLETISSEM SOBRE O ASSUNTO TRABALHADO. COM BASE NOS RESULTADOS E DISCUSSÕES FOI POSSÍVEL FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE O CONVÍVIO ALUNO, PROFESSOR E ESCOLA; NOTANDO POSSÍVEIS CONTRASTES QUE PERMEIAM ESSA RELAÇÃO. DESDE MODO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR AS RELAÇÕES EXISTENTES NA ESCOLA A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE SOMOS SUJEITOS SOCIAIS QUE SE FAZEMOS NO COLETIVO, A PARTIR DE QUE TODOS OS SUJEITOS SE CONSTROEM NAS DIVERSAS RELAÇÕES.