EM GERAL, PERCEBE-SE, EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE FORMAÇÃO TÉCNICA, UMA GRANDE INFLUÊNCIA E TENDÊNCIA POR UMA EDUCAÇÃO TRADICIONALMENTE TECNICISTA, EM QUE OS CONTEÚDOS SÃO APRESENTADOS PARA POSTERIORMENTE SEREM COBRADOS POR SUA REPRODUÇÃO, COM A FINALIDADE DE VERIFICAR RESPOSTAS EXATAS, REQUERIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO. NO ENTANTO, DEFENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO TÉCNICA NÃO DEVE SÓ PREPARAR PARA O EMPREGO, MAS SIM DAR AOS JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES, NA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE, OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA DISCUTIR, ALÉM DE ENTENDER, A CIÊNCIA QUE MOVE OS PROCESSOS PRODUTIVOS E AS RELAÇÕES SOCIAIS GERADAS COM O SISTEMA PRODUTIVO. O PRESENTE TRABALHO SE PRESTA A APRESENTAR UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE FORMAÇÃO CIDADÃ PARA A DISCIPLINA ESPECÍFICA DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, INTITULADA “PRINCÍPIOS DE ENGENHARIA DE PROCESSO”, NO QUE CONCERNE OS CONCEITOS DE BALANÇO MATERIAL E VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM PROCESSO INDUSTRIAL, DENTRO DE UM CONTEXTO SOCIAL, QUE ENVOLVE QUESTÕES TRABALHISTAS. A PARTIR DE CÁLCULOS QUE PREVIAM PREVISÃO DE LUCRO A PARTIR DOS FLUXOS DE CORRENTES DETERMINADAS NOS BALANÇOS MATERIAIS E CUSTOS DIVERSOS CARACTERÍSTICOS DE UM EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL, OS DISCENTES FORAM PROVOCADOS A DAR PARECERES ACERCA DE UMA DECISÃO GERENCIAL DO EMPRESÁRIO QUE AFETARIA SEUS SALÁRIOS. A NECESSIDADE DE APRENDIZADO DOS CONCEITOS PARA GERAR RESPOSTAS QUE ATENDESSEM AOS PRINCÍPIOS DA CONSERVAÇÃO DA MASSA FICOU EVIDENTE QUANDO O DISCENTE PERCEBEU QUE ERA A PARTIR DAQUELES RESULTADOS QUE SE TINHA A POSSIBILIDADE DE UMA TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE, MESMO QUE NÃO EXISTA UMA DECISÃO ÚNICA.