NASCIMENTO, Thayssa Stefane Macedo. O processo avaliativo na educação infantil. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/578>. Acesso em: 23/12/2024 00:45
O presente trabalho discute acerca da avaliação na educação infantil tendo como foco a concepção de avaliação dos professores, os instrumentos avaliativos que são utilizados, e compreender como o erro é tratado na avaliação pelo professor. Sabendo que a avaliação é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem servindo como base para os professores, pois os auxiliam para a tomada de decisão frente às aprendizagens dos alunos, realizou-se uma pesquisa de campo na creche, CMEI- Parque São João, através de entrevistas realizadas com duas professoras, que são os sujeitos da pesquisa, e também através de pesquisas bibliográficas enfocando os trabalhos de HOFFMANN (2006), ANASTASIOU (2006) E HAYDT (2000). O estudo mostrou que o processo avaliativo na educação infantil ainda tem muito a avançar, pois o mesmo ainda não é visto como uma prática investigativa que ajuda na dimensão da interação adulto-criança, tendo como sentido o de acompanhar o desenvolvimento da criança através de reflexões sobre a ação da mesma em seu cotidiano na escola, justificando a avaliação na educação infantil. Sendo assim, o processo avaliativo na educação infantil precisa ser analisado e discutido por todos os sujeitos que formam as instituições de educação infantil para que haja mudanças significativas nesse universo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.