TECENDO FIOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE JOVENS RAPPERS TERESINENSES NA CAPTURA DE CONHECÊ-LOS EM SUAS PRÁTICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 594 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 280 "titulo" => "TECENDO FIOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE JOVENS RAPPERS TERESINENSES NA CAPTURA DE CONHECÊ-LOS EM SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "O artigo tenta tecer fios que se dizem parte do trabalho de mestrado intitulado “RAP DE QUEBRADA”: construção de sentidos e saberes pelos grupos de rap ‘A Irmandade’ e ‘Reação do Gueto’ de Teresina-PI”. Neste trabalho realizamos uma cartografia do chão das zonas sul e norte da cidade de Teresina-PI, buscando analisar como os grupos de Raps mapeados no estudo, construíam sentidos e saberes na prática cultural e política rap. Com um olhar curioso, atento, descrevemos e refletimos no diário de campo sobre os nossos itinerários durante um ano e meio com jovens rappers. Num movimento de (des)territorialização fomos desenhando outros modos de vê-los, senti-los, pensá-los no seu ser jovem rapper e para além disso, ser sujeito que pratica e habita a cidade de modo a borrar os contornos da cartografia racional. A cartografia do chão, possibilitou ao estudo compreender quem são os jovens rappers, como tornaram-se o que são. Isso permite a nós educadoras/es ampliarmos olhares, no sentido de caminhá-los para âmbitos de sociabilidades, onde a produção de identidades e subjetividades, são múltiplas, porque coadunam neles – a(s) diferença(s). Estas, tão imprescindíveis para na contemporaneidade “borrar os contornos” do instituído, que por sua vez espelha o homogêneo, o qual naturaliza e cristaliza o nosso olhar. Então, apresentamos estes jovens na sua positividade de existir, como jovens guerreiros, potentes e produtores de saberes e sentidos outros, diferentes dos produzidos nas instituições escolares, acadêmicas. Dialogo com Larrosa (2001); Rolnik (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Jovens rappers, Cartografia, Saberes experiência" "idioma" => "Português" "arquivo" => "92c8c96e4c37100777c7190b76d28233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICELMA MARIA DE PAULA BARBOSA SOUSA" "autor_nome_curto" => "VICELMA" "autor_email" => "vicelma@globomail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 594 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 280 "titulo" => "TECENDO FIOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE JOVENS RAPPERS TERESINENSES NA CAPTURA DE CONHECÊ-LOS EM SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "O artigo tenta tecer fios que se dizem parte do trabalho de mestrado intitulado “RAP DE QUEBRADA”: construção de sentidos e saberes pelos grupos de rap ‘A Irmandade’ e ‘Reação do Gueto’ de Teresina-PI”. Neste trabalho realizamos uma cartografia do chão das zonas sul e norte da cidade de Teresina-PI, buscando analisar como os grupos de Raps mapeados no estudo, construíam sentidos e saberes na prática cultural e política rap. Com um olhar curioso, atento, descrevemos e refletimos no diário de campo sobre os nossos itinerários durante um ano e meio com jovens rappers. Num movimento de (des)territorialização fomos desenhando outros modos de vê-los, senti-los, pensá-los no seu ser jovem rapper e para além disso, ser sujeito que pratica e habita a cidade de modo a borrar os contornos da cartografia racional. A cartografia do chão, possibilitou ao estudo compreender quem são os jovens rappers, como tornaram-se o que são. Isso permite a nós educadoras/es ampliarmos olhares, no sentido de caminhá-los para âmbitos de sociabilidades, onde a produção de identidades e subjetividades, são múltiplas, porque coadunam neles – a(s) diferença(s). Estas, tão imprescindíveis para na contemporaneidade “borrar os contornos” do instituído, que por sua vez espelha o homogêneo, o qual naturaliza e cristaliza o nosso olhar. Então, apresentamos estes jovens na sua positividade de existir, como jovens guerreiros, potentes e produtores de saberes e sentidos outros, diferentes dos produzidos nas instituições escolares, acadêmicas. Dialogo com Larrosa (2001); Rolnik (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Jovens rappers, Cartografia, Saberes experiência" "idioma" => "Português" "arquivo" => "92c8c96e4c37100777c7190b76d28233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICELMA MARIA DE PAULA BARBOSA SOUSA" "autor_nome_curto" => "VICELMA" "autor_email" => "vicelma@globomail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }