O PRESENTE ARTIGO TRATA DOS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, NA MESMA FORAM UTILIZADOS O RECURSO TEATRO E A TENDÊNCIA JOGOS PARA QUE ALIADOS SIRVAM COMO METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO, VISTO QUE AS METODOLOGIAS ROTINEIRAMENTE UTILIZADAS COSTUMAM NÃO APRESENTAR CARACTERÍSTICAS ATRATIVAS AOS EDUCANDOS. A PROPOSTA FOI APLICADA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA FORAM UTILIZADOS OS ESTUDOS DE REVERBEL (1997), CARTAXO (2001), FIORENTINI E LORENZATO (2008), BRASIL (1999), JESUS (2010), KISHIMOTO (2009), SOUZA (2010). ESSAS METODOLOGIAS AUXILIARES CONTRIBUEM PARA A QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO À VISÃO CRIADA CULTURALMENTE SOBRE A DIFICULDADE EM INTERNALIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PRÁTICA FOI DESENVOLVER UMA METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO QUE FACILITASSE A COMPREENSÃO E PROPORCIONASSE O EXERCÍCIO DE DETERMINADO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA MINISTRADO EM SALA DE AULA, MÉTODO ESSE QUE UTILIZASSE O JOGO MANCALA ALIADO AO TEATRO NO CONTEÚDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS. DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO FICOU EVIDENTE O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DA MAIORIA DOS EDUCANDOS.