Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

JOGOS E TEATRO COMO METODOLOGIAS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, JOGOS, TEATRO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57733
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 1517
    "titulo" => "JOGOS E TEATRO COMO METODOLOGIAS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DOS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, NA MESMA FORAM UTILIZADOS O RECURSO TEATRO E A TENDÊNCIA JOGOS PARA QUE ALIADOS SIRVAM COMO METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO, VISTO QUE AS METODOLOGIAS ROTINEIRAMENTE UTILIZADAS COSTUMAM NÃO APRESENTAR CARACTERÍSTICAS ATRATIVAS AOS EDUCANDOS. A PROPOSTA FOI APLICADA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA FORAM UTILIZADOS OS ESTUDOS DE REVERBEL (1997), CARTAXO (2001), FIORENTINI E LORENZATO (2008), BRASIL (1999), JESUS (2010), KISHIMOTO (2009), SOUZA (2010). ESSAS METODOLOGIAS AUXILIARES CONTRIBUEM PARA A QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO À VISÃO CRIADA CULTURALMENTE SOBRE A DIFICULDADE EM INTERNALIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA.  O PRINCIPAL OBJETIVO DA PRÁTICA FOI DESENVOLVER UMA METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO QUE FACILITASSE A COMPREENSÃO E PROPORCIONASSE O EXERCÍCIO DE DETERMINADO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA MINISTRADO EM SALA DE AULA, MÉTODO ESSE QUE UTILIZASSE O JOGO MANCALA ALIADO AO TEATRO NO CONTEÚDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS. DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO FICOU EVIDENTE O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DA MAIORIA DOS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, JOGOS, TEATRO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1517_04082019190204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA FLÁVIA CAMPELO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA FLÁVIA C. NOGUEIRA"
    "autor_email" => "ana10nogueira1001@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFMA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57733
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 1517
    "titulo" => "JOGOS E TEATRO COMO METODOLOGIAS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DOS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, NA MESMA FORAM UTILIZADOS O RECURSO TEATRO E A TENDÊNCIA JOGOS PARA QUE ALIADOS SIRVAM COMO METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO, VISTO QUE AS METODOLOGIAS ROTINEIRAMENTE UTILIZADAS COSTUMAM NÃO APRESENTAR CARACTERÍSTICAS ATRATIVAS AOS EDUCANDOS. A PROPOSTA FOI APLICADA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA FORAM UTILIZADOS OS ESTUDOS DE REVERBEL (1997), CARTAXO (2001), FIORENTINI E LORENZATO (2008), BRASIL (1999), JESUS (2010), KISHIMOTO (2009), SOUZA (2010). ESSAS METODOLOGIAS AUXILIARES CONTRIBUEM PARA A QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO À VISÃO CRIADA CULTURALMENTE SOBRE A DIFICULDADE EM INTERNALIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA.  O PRINCIPAL OBJETIVO DA PRÁTICA FOI DESENVOLVER UMA METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO QUE FACILITASSE A COMPREENSÃO E PROPORCIONASSE O EXERCÍCIO DE DETERMINADO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA MINISTRADO EM SALA DE AULA, MÉTODO ESSE QUE UTILIZASSE O JOGO MANCALA ALIADO AO TEATRO NO CONTEÚDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS. DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO FICOU EVIDENTE O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DA MAIORIA DOS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, JOGOS, TEATRO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1517_04082019190204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA FLÁVIA CAMPELO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA FLÁVIA C. NOGUEIRA"
    "autor_email" => "ana10nogueira1001@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFMA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA DOS RESULTADOS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL, NA MESMA FORAM UTILIZADOS O RECURSO TEATRO E A TENDÊNCIA JOGOS PARA QUE ALIADOS SIRVAM COMO METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO, VISTO QUE AS METODOLOGIAS ROTINEIRAMENTE UTILIZADAS COSTUMAM NÃO APRESENTAR CARACTERÍSTICAS ATRATIVAS AOS EDUCANDOS. A PROPOSTA FOI APLICADA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA FORAM UTILIZADOS OS ESTUDOS DE REVERBEL (1997), CARTAXO (2001), FIORENTINI E LORENZATO (2008), BRASIL (1999), JESUS (2010), KISHIMOTO (2009), SOUZA (2010). ESSAS METODOLOGIAS AUXILIARES CONTRIBUEM PARA A QUEBRA DE PARADIGMA EM RELAÇÃO À VISÃO CRIADA CULTURALMENTE SOBRE A DIFICULDADE EM INTERNALIZAR O ENSINO DA MATEMÁTICA. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PRÁTICA FOI DESENVOLVER UMA METODOLOGIA AUXILIAR DE ENSINO QUE FACILITASSE A COMPREENSÃO E PROPORCIONASSE O EXERCÍCIO DE DETERMINADO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA MINISTRADO EM SALA DE AULA, MÉTODO ESSE QUE UTILIZASSE O JOGO MANCALA ALIADO AO TEATRO NO CONTEÚDO OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS. DURANTE O PROCESSO DE APLICAÇÃO FICOU EVIDENTE O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DA MAIORIA DOS EDUCANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.