A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) TEVE CRESCIMENTO ACENTUADO NOS ÚLTIMOS ANOS, MOTIVADO PRINCIPALMENTE PELOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS. ENTRETANTO, AINDA É PRECISO COMPREENDER ASPECTOS RELACIONADOS COM ESTA MODALIDADE DE ENSINO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E DE ALUNOS EM RELAÇÃO AOS FATORES INIBIDORES AO SEU ENVOLVIMENTO EM EAD. ATRAVÉS DA REVISÃO DA LITERATURA, FORAM IDENTIFICADOS OS FATORES INIBIDORES: INSUFICIENTE DOMÍNIO TECNOLÓGICO E CAPACITAÇÃO; AUSÊNCIA DE CONTATO FÍSICO COM ALUNOS E PROFESSORES; DISCIPLINA; CUSTO (PARA O ALUNO) OU REMUNERAÇÃO (PARA O PROFESSOR); ORGANIZAÇÃO DO TEMPO; E PERCEPÇÃO NEGATIVA SOBRE A CREDIBILIDADE NA EAD. EMBORA NÃO TENHAM SIDO ENCONTRADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE AS MÉDIAS ATRIBUÍDAS POR PROFESSORES E ALUNOS AOS FATORES, PERCEBE-SE QUE O FATOR "DISCIPLINA" É O MAIS INIBIDOR, E OS FATORES "CUSTO OU REMUNERAÇÃO" E "DIFICULDADE COM O USO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS" SÃO OS MENOS INIBIDORES.