NOS ÚLTIMOS ANOS O ENSINO DE SOCIOLOGIA TEM SIDO CADA VEZ MAIS OBJETO DE ANÁLISES, PORÉM, NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS, A LUDICIDADE, MAS ESPECIFICAMENTE O JOGO PEDAGÓGICO, PARECE NÃO TER SIDO PREOCUPAÇÃO DOS ESTUDOS DE METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. POUCAS SÃO AS PRODUÇÕES REFERENTES A ESSE MATERIAL QUE TEM SUA UTILIZAÇÃO MUITO EXPLORADA POR OUTRAS DISCIPLINAS. NESSA PERSPECTIVA, PROPOMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO JOGO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA VOLTADA A TAREFA DE POTENCIALIZAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS PELOS ESTUDANTES NUM SENTIDO MAIS DINÂMICO. NOSSA PROPOSTA PARTE DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, NA OCASIÃO, REALIZAMOS ANÁLISES DOS DIÁRIOS DE CLASSE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA E CONSTATAMOS QUE, NOS 14 (QUATORZE) ANOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA, NENHUM PROFESSOR QUE PASSOU PELA DISCIPLINA FEZ MENÇÃO AO JOGO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NOS REGISTROS DE SUAS AULAS. A PARTIR DESSA CONSTATAÇÃO CONFECCIONAMOS UM JOGO DE TABULEIRO, COM A PRETENSÃO DE AVALIAR A RECEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DESTA FERRAMENTA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO BUSCANDO ENTENDER COMO OS ESTUDANTES PERCEBERAM E AVALIARAM O JOGO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. OS DADOS COLETADOS MOSTRAM QUE OS ESTUDANTES JOGAM NO DIA A DIA E QUE O USO DO JOGO NA SALA DE AULA É ALGO DE SEU INTERESSE, ALÉM DISSO, APONTAM QUE O JOGO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA OS AJUDOU NA ABSORÇÃO DOS CONTEÚDOS E QUE GOSTARIAM DE VIVENCIAR ESTA EXPERIÊNCIA MAIS VEZES NAS AULAS DE SOCIOLOGIA.