A PRESENTE PESQUISA PROPORCIONOU UM ESTUDO A RESPEITO DO TEMA INCLUSÃO ESCOLAR E ANALISAR OS TERMOS QUE ASSEGURAM O ALUNO COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E OS FATORES INVIABILIZADORES AO DESCUMPRIMENTO DA LEI DE N°9.394/96, A QUAL FOI FUNDAMENTADA GARANTIR OS DIREITOS ASSISTIDOS A ESTE ALUNO, DESDE O SEU SURGIMENTO NA DÉCADA DE 70 ATÉ OS DIAS ATUAIS, ABORDANDO O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, GARANTINDO CONDIÇÕES DE ACESSO, PERMANÊNCIA PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM, POR MEIO DA OFERTA DE SERVIÇOS E RECURSOS DE NECESSIDADE QUE ELIMINEM AS BARREIRAS. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEM SIDO UM DOS MAIORES DESAFIOS PRINCIPALMENTE JUNTO AO MEIO EDUCACIONAL, ADVINDO DESDE À DÉCADA DE 70; PERCORRENDO UMA TRAJETÓRIA, A QUAL, MUITAS PESSOAS FAZEM PARTE DESTE CENÁRIO AS QUAIS SÃO: FAMÍLIA, ESCOLA E ATÉ MESMO A ESFERA SOCIAL. COM BASE A TAL PERSPECTIVA SURGIU O FOCO DESTA PESQUISA OBJETIVANDO ANALISAR E DIAGNOSTICAR ALGUNS PRESSUPOSTOS QUE AINDA EM PLENO SÉCULO XXI, INVIABILIZA A CONCRETIZAÇÃO DAS LEIS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO É UM DIREITO ASSISTIDO A TODOS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FORAM ESCOLHIDOS OS AUTORES QUE TRATAM SOBRE A TEMÁTICA, TAIS COMO: CARVALHO (2000), MANTOAN (2006), OLIVEIRA (2003), TIBA (1996).