A ESCOLHA DA CARREIRA A SEGUIR ATRAVÉS DE UM CURSO DA FORMAÇÃO SUPERIOR É UM DOS GRANDES DESAFIOS NA ATUALIDADE. FATORES COMO IDADE E CLASSE SOCIOECONÔMICA DO ESTUDANTE PODEM INFLUENCIAR NESSA ESCOLHA. ESSES ELEMENTOS ASSOCIADOS A POUCA REFLEXÃO ACERCA DO CURSO PRETENDIDO PODEM LEVAR À EVASÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO. O ESTUDO VISA AVALIAR O IMPACTO DO PROJETO DE TUTORIA, PROGRAMA CRIADO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENFERMAGEM UFC, COM O INTUITO DE ACOMPANHAR OS NOVOS DISCENTES DO CURSO DURANTE O PERÍODO DE UM ANO ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES E CONFECÇÃO DE OFICINAS, TAIS COMO ORATÓRIA E CRIAÇÃO DE SLIDES. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO NO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO MÊS DE JUNHO DE 2019 POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS E ENTREVISTAS GRAVADAS, POSTERIORMENTE TRANSCRITAS. O ESTUDO RESPEITOU A SATURAÇÃO DE DADOS E 10 RECÉM INGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FORAM ENTREVISTADOS. OS ACHADOS REVELAM QUE AS EXPECTATIVAS E DIFICULDADES PARA A ESCOLHA DO CURSO SÃO AS MAIS DIVERSAS E VÃO DESDE A AUSÊNCIA DE PERSPECTIVA SOBRE A PROFISSÃO ATÉ RELATOS EMBASADOS EM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM. DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS INFERE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO AO CURSO E IMPASSES DE NATUREZA PESSOAL, COMO ANSIEDADE E DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO. O PRESENTE ESTUDO FORNECE INFORMAÇÕES QUE AUXILIAM A COMPREENDER O PROCESSO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR, CONSTITUINDO ASSIM, DE EMBASAMENTO TEÓRICO PARA CONSTRUIR AÇÕES QUE REDUZAM O QUADRO DE EVASÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM.