CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES ESTÃO OCORRENDO DENTRO DAS SALAS DE AULAS, E UM DOS OBJETIVOS DESSAS TRANSFORMAÇÕES É CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PENSANTES, CRÍTICOS, REFLEXIVOS E MOTIVADOS A DISCUTIR PROBLEMAS E APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS. SENDO ASSIM, ABORDAMOS NESTE TRABALHO UM PROJETO COM O USO DE QRCODE COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. DESTA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É MOSTRAR QUE A UTILIZAÇÃO DESTES ELEMENTOS EM CONJUNTO, PODE SERVIR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA FOI DESENVOLVIDO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) NO CAMPUS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI) A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ANO DE 2018. DIANTE DAS PROBLEMÁTICAS LEVANTADAS, FOI PENSADO ESSE PROJETO DENOMINADO “PLANTAS DIGITALIZADAS” UTILIZANDO O ESPAÇO ARBÓREO DO CAMPUS COMO AMBIENTE DE ENSINO NÃO-FORMAL, REQUISITO SOLICITADO PELO PROFESSOR DA CITADA DISCIPLINA. A UTILIZAÇÃO DE QRCODE NO ENSINO DE BOTÂNICA PERMITIU UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O POPULAR. A APLICAÇÃO DO PROJETO NA UNIVERSIDADE REVELOU SUA IMPORTÂNCIA, POIS MOSTROU AOS LICENCIANDOS, FUTUROS PROFESSORES, QUE NÃO PRECISA IR TÃO LONGE PARA PROPORCIONAR AOS SEUS ALUNOS UMA AULA DIFERENCIADA E CONTEXTUALIZADA, ARTICULANDO CONHECIMENTO CIETÍFICO E TECNOLOGIA.