ESTE ARTIGO, VISA RELATAR UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS EM BRAILE, PRODUZIDAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E RECICLADOS, COMO POSSÍVEL FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADA AO ATENDIMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PORTANTO, TRATA-SE DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO VOLTADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, NA QUAL CONSTA-SE QUE APESAR DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE, O ENSINO DELA, SE BASEIA EM CONTEÚDOS ABSTRATOS PARA JUSTIFICAR AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO MACROSCÓPICO, DEVIDO A ISSO, É CONSIDERADO DIFÍCIL PARA UMA PARCELA DOS ESTUDANTES, SENDO ASSIM, A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DE BAIXO CUSTO REPRESENTAM EXCELENTES ALTERNATIVAS, LOGO O MATERIAL DIDÁTICO É UM INSTRUMENTO EDUCACIONAL QUE AUXILIA O PROFESSOR EM SALA DE AULA, JÁ QUE PERMITE A INTERAÇÃO DOS ALUNOS EM TODO O PROGRESSO PEDAGÓGICO. ENTRE ESSES CONTEÚDOS ESTÁ A TABELA PERIÓDICA, QUE É UM EXCELENTE GUIA DE PESQUISA, SENDO ATRAVÉS DELA, POSSÍVEL IDENTIFICAR OS INÚMEROS ELEMENTOS QUÍMICOS, COM SUAS RESPECTIVAS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS, ENTRETANTO ELA ESTÁ RELACIONADA COM A VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS, SENDO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL UM ASSUNTO AINDA MAIS COMPLICADO, ASSIM A CONSTRUÇÃO DE TABELAS PERIÓDICAS EM BRAILLE PODE PROMOVER O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS SALAS DE AULA DO ENSINO REGULAR.