FERREIRA, Thaisa. Pedagogia do oprimido: percepções e comparações. Anais VI JOIN / Brasil - Portugal... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57828>. Acesso em: 23/12/2024 00:50
ESTE ARTIGO APRESENTA AS PERSPECTIVAS OBTIDAS DO ESTUDO E ANÁLISE DO PENSAMENTO DE FREIRE (1987) EM SUA OBRA “PEDAGOGIA DO OPRIMIDO” BEM COMO FAZ UMA PONTE ENTRE O QUE FOI POSTO PELO AUTOR E A REALIDADE MAIS PRÓXIMA NA EDUCAÇÃO E NAS RELAÇÕES HUMANAS E POLÍTICAS DENTRO DO CONTEXTO ATUAL DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE, VISTO QUE É O PATRONO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E UM AUTOR MUITO ESTUDADO EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DESTA FORMA O OBJETIVO CENTRAL DESTE ESTUDO FOI DISCUTIR TERMOS COMO “HUMANIZAÇÃO” E “DESUMANIZAÇÃO” NO TOCANTE AO CONTEXTO GERAL DA TEIA DE RELAÇÕES HUMANAS BUSCANDO ENTENDER QUAIS OS ERROS E ACERTOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO QUADRO DE COMPORTAMENTO E ATITUDES VINCULADAS AO HOMEM NOS DIAS DE HOJE, OBSERVANDO SEMPRE O PENSAMENTO FREIRIANO NESSA OBRA.