OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PODEM CARACTERIZAR-SE COMO INSTRUMENTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO DO APLICATIVO PADLET COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA E EVIDENCIAR OS RESULTADOS DO EMPREGO DO GOOGLE FORMULÁRIOS COMO INSTRUMENTO PARA A COMPREENSÃO DE COMO OS ESTUDANTES SE SENTIRAM EM UMA AULA DE CAMPO. O PADLET ESTEVE SENDO CONSTRUÍDO COM AS FOTOS ENVIADAS PELOS ESTUDANTES, TIRADAS EM UMA AULA DE CAMPO EM UM ECOSSISTEMA RECIFAL. ASSIM, ESTA AULA FOI REALIZADA COM AS TURMAS DO 1º E 2º PERÍODO MATUTINO DO BACHARELADO E 3º PERÍODO NOTURNO - LICENCIATURA NO ECOSSISTEMA RECIFAL DA PONTA VERDE, EM MACEIÓ, AL. FOI CONSTRUÍDO UM MURAL VIRTUAL NO PADLET E UTILIZADO O GOOGLE FORMULÁRIOS, RESPONDIDO, PORTANTO, APÓS A IDA A CAMPO. COM A UTILIZAÇÃO DO PADLET, OBSERVOU-SE UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES, QUE PROMOVEU UM APRENDIZADO POR MEIO DOS COMENTÁRIOS, CURTIDAS E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, ALÉM DE QUE FOI PERCEPTÍVEL QUE O MURAL VIRTUAL CRIADO PROPORCIONOU ESTÍMULO, CURIOSIDADE E MAIOR APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. COM A APLICAÇÃO DO GOOGLE FORMULÁRIOS OBSERVOU AS COMPREENSÕES A RESPEITO DO AMBIENTE RECIFAL, AS SENSAÇÕES, AS REFLEXÕES E AS OBSERVAÇÕES DOS ESTUDANTES DURANTE A AULA DE CAMPO. DESSA FORMA, COM ESTE TRABALHO, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DESTES RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS, COMO APLICATIVO PADLET E GOOGLE FORMULÁRIOS, DENTRO DA ÁREA DE ZOOLOGIA É FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA ESTIMULAR E AMPLIAR O APRENDIZADO DOS ESTUDANTES.