AMARAL, Anna et al.. O pibid e a comunidade escolar. Anais VI JOIN / Brasil - Portugal... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57803>. Acesso em: 24/11/2024 07:34
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL EM TORNO DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR, BEM COMO, CONSTITUI RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INSERÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E BOLSISTAS DO PIBID – PEDAGOGIA/UECE AO CONTEXTO SOCIOCULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE MELO JABORANDI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CEARÁ. BUSCAMOS COMPREENDER AS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS REALIZADAS PELA ESCOLA NO QUE SE REFERE AOS COMPROMISSOS E INTERAÇÕES COM A COMUNIDADE. REALIZAMOS ASSIM, ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), COM A INTENÇÃO DE APROPRIAÇÃO DO MESMO ENQUANTO DOCUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA QUE SE PROPÕE A PLANEJAR, ORIENTAR, BUSCAR RECURSOS E AUTONOMIA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS DA COMUNIDADE EDUCACIONAL A QUE PERTENCE. TAL COMO, COMPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E, PORTANTO, A INSERÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR A FIM DE COLABORAR COM TAL INSTÂNCIA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, APRESENTAMOS ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA JUNTO À COMUNIDADE ESCOLAR, MEDIADA PELO PIBID E OS ESTUDOS DO PPP. DENTRE OUTROS RESULTADOS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O FAVORECIMENTO DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, TANTO EM ÂMBITO PROFISSIONAL, QUANTO ACADÊMICO, QUALIFICANDO-NOS PELO APRENDIZADO TEÓRICO E PRÁTICO – PRÁXIS. ENTENDEMOS AINDA QUE O ESTUDO SISTEMÁTICO SOBRE O PPP, ALIADO À SUA EXECUÇÃO, DEMONSTRAM QUE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ULTRAPASSA AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ALCANÇA O PULSAR DA VIDA COTIDIANA DA COMUNIDADE E SUAS PRINCIPAIS DEMANDAS.