OS RESULTADOS APRESENTADOS NESTE TRABALHOS SÃO PARCIAIS E MOSTRAM REFLEXÕES SOBRE OS DADOS GERADO NA PRIMEIRA ETAPA DA NOSSA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUAIS SÃO AS CRENÇAS QUE ENVOLVEM A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DA CIDADE DE PATOS-PB SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS/ESTRANGEIRAS. ATRAVÉS DOS DADOS GERADOS NESTA PESQUISA INDICAREMOS A PRÁTICA DO TELETANDEM COMO FORMA PARA QUE PROFESSORES E ALUNOS UTILIZEM ESSAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA LÍNGUA ALVO, CONSIDERANDO AS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. PARA ANALISAR OS DADOS GERADOS NA PESQUISA E EMBASAR TEORICAMENTE A DISCUSSÃO, TOMAMOS POR BASE AUTORES COMO SOUZA (2016), RAMMÉ (2014) E TELLES (2009) QUE ABORDAM QUESTÕES REFERENTES AO TELETANDEM, ALMEIDA FILHO (1993), QUE TRATA SOBRE QUESTÕES ESPECÍFICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E BARCELOS (2006) QUE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS PRELIMINARES DADOS QUE APONTAM PARA UMA SÉRIE DE DIFICULDADES QUE IMPEDEM O USO DAS TDIC NAS ESCOLAS EM QUE O ESTUDO FOI REALIZADO, ENTRE ELAS DESTACAMOS O DESCONHECIMENTO DE ALGUNS PROFESSORES SOBRE A TECNOLOGIA, A FALTA DE COMPUTADORES E DE INTERNET NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. ESSA REALIDADE PARECE APONTAR PARA O FATO DE QUE AINDA QUE, ALÉM DO ACESSO À FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CONECTADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO, É PRECISO QUE AS ESCOLAS TENHAM ESTRUTURA FÍSICA E PEDAGÓGICA PARA INTERAGIR NO MUNDO INFORMATIZADO E MULTIMODAL.