Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AS IMPLICAÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NO CONTEXTO FORMATIVO EM VALORES HUMANOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA: PRÁTICAS UTILITÁRIAS

Palavra-chaves: PESQUISA-AÇÃO, CONTEXTO FORMATIVO, PRAMATISMO, VALORES HUMANOS Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57474
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 1743
    "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NO CONTEXTO FORMATIVO EM VALORES HUMANOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA: PRÁTICAS UTILITÁRIAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO É ORIUNDO DAS DISCUSSÕES DA TESE DE DOUTORADO “CAMINHAR É PRECISO: ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE CONTEXTOS FORMATIVOS EM VALORES HUMANOS E AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. APRESENTA-SE A PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. DISCUTE-SE OS CONTEXTOS DE VALORES HUMANOS DE TEOR PRAGMÁTICA, RELACIONANDO COM AS PRÁTICAS UTILITÁRIAS. A ANÁLISE DE DADOS É FUNDAMENTADA NA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE RAMALHO E RESENDE (2011). CONCLUI-SE QUE A PESQUISA-AÇÃO É MODALIDADE DE PESQUISA QUE PROPORCIONA A AÇÃO, REFLEXÃO E INTERVENÇÃO PERANTE OS CONTEXTOS FORMATIVOS ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS E EFETIVADOS NAS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING. OS PROFESSORES QUE PRODUZEM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS DA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA CONFIGURAM PRÁTICAS UTILITÁRIAS, UMA VEZ QUE CONSIDERAM COMO CRITÉRIO DE VERDADE DO CONHECIMENTO “AQUILO QUE É ÚTIL”. PRIVILEGIAM AS NECESSIDADES UTILITÁRIAS EM DETRIMENTO DAQUELAS PRODUZIDAS SOCIALMENTE E HISTORICAMENTE DOS ESPAÇOS ESCOLARES VITIMADOS PELO BULLYING. OS VALORES UTILIZADOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA SÃO: UTILITARISMO, IMEDIATISMO E SENTIDO PRÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "PESQUISA-AÇÃO, CONTEXTO FORMATIVO, PRAMATISMO, VALORES HUMANOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA144_ID1743_23082019195819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA MACHADO"
    "autor_email" => "fabricia.machado@ifma.edu"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57474
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 1743
    "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO NO CONTEXTO FORMATIVO EM VALORES HUMANOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA: PRÁTICAS UTILITÁRIAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO É ORIUNDO DAS DISCUSSÕES DA TESE DE DOUTORADO “CAMINHAR É PRECISO: ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE CONTEXTOS FORMATIVOS EM VALORES HUMANOS E AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. APRESENTA-SE A PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. DISCUTE-SE OS CONTEXTOS DE VALORES HUMANOS DE TEOR PRAGMÁTICA, RELACIONANDO COM AS PRÁTICAS UTILITÁRIAS. A ANÁLISE DE DADOS É FUNDAMENTADA NA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE RAMALHO E RESENDE (2011). CONCLUI-SE QUE A PESQUISA-AÇÃO É MODALIDADE DE PESQUISA QUE PROPORCIONA A AÇÃO, REFLEXÃO E INTERVENÇÃO PERANTE OS CONTEXTOS FORMATIVOS ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS E EFETIVADOS NAS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING. OS PROFESSORES QUE PRODUZEM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS DA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA CONFIGURAM PRÁTICAS UTILITÁRIAS, UMA VEZ QUE CONSIDERAM COMO CRITÉRIO DE VERDADE DO CONHECIMENTO “AQUILO QUE É ÚTIL”. PRIVILEGIAM AS NECESSIDADES UTILITÁRIAS EM DETRIMENTO DAQUELAS PRODUZIDAS SOCIALMENTE E HISTORICAMENTE DOS ESPAÇOS ESCOLARES VITIMADOS PELO BULLYING. OS VALORES UTILIZADOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA SÃO: UTILITARISMO, IMEDIATISMO E SENTIDO PRÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "PESQUISA-AÇÃO, CONTEXTO FORMATIVO, PRAMATISMO, VALORES HUMANOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA144_ID1743_23082019195819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA MACHADO"
    "autor_email" => "fabricia.machado@ifma.edu"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO É ORIUNDO DAS DISCUSSÕES DA TESE DE DOUTORADO “CAMINHAR É PRECISO: ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE CONTEXTOS FORMATIVOS EM VALORES HUMANOS E AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. APRESENTA-SE A PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. DISCUTE-SE OS CONTEXTOS DE VALORES HUMANOS DE TEOR PRAGMÁTICA, RELACIONANDO COM AS PRÁTICAS UTILITÁRIAS. A ANÁLISE DE DADOS É FUNDAMENTADA NA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE RAMALHO E RESENDE (2011). CONCLUI-SE QUE A PESQUISA-AÇÃO É MODALIDADE DE PESQUISA QUE PROPORCIONA A AÇÃO, REFLEXÃO E INTERVENÇÃO PERANTE OS CONTEXTOS FORMATIVOS ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS E EFETIVADOS NAS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING. OS PROFESSORES QUE PRODUZEM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS DA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA CONFIGURAM PRÁTICAS UTILITÁRIAS, UMA VEZ QUE CONSIDERAM COMO CRITÉRIO DE VERDADE DO CONHECIMENTO “AQUILO QUE É ÚTIL”. PRIVILEGIAM AS NECESSIDADES UTILITÁRIAS EM DETRIMENTO DAQUELAS PRODUZIDAS SOCIALMENTE E HISTORICAMENTE DOS ESPAÇOS ESCOLARES VITIMADOS PELO BULLYING. OS VALORES UTILIZADOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA SÃO: UTILITARISMO, IMEDIATISMO E SENTIDO PRÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.