ESTE ARTIGO É ORIUNDO DAS DISCUSSÕES DA TESE DE DOUTORADO “CAMINHAR É PRECISO: ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE CONTEXTOS FORMATIVOS EM VALORES HUMANOS E AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI. APRESENTA-SE A PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO. DISCUTE-SE OS CONTEXTOS DE VALORES HUMANOS DE TEOR PRAGMÁTICA, RELACIONANDO COM AS PRÁTICAS UTILITÁRIAS. A ANÁLISE DE DADOS É FUNDAMENTADA NA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE RAMALHO E RESENDE (2011). CONCLUI-SE QUE A PESQUISA-AÇÃO É MODALIDADE DE PESQUISA QUE PROPORCIONA A AÇÃO, REFLEXÃO E INTERVENÇÃO PERANTE OS CONTEXTOS FORMATIVOS ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS E EFETIVADOS NAS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING. OS PROFESSORES QUE PRODUZEM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS DA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA CONFIGURAM PRÁTICAS UTILITÁRIAS, UMA VEZ QUE CONSIDERAM COMO CRITÉRIO DE VERDADE DO CONHECIMENTO “AQUILO QUE É ÚTIL”. PRIVILEGIAM AS NECESSIDADES UTILITÁRIAS EM DETRIMENTO DAQUELAS PRODUZIDAS SOCIALMENTE E HISTORICAMENTE DOS ESPAÇOS ESCOLARES VITIMADOS PELO BULLYING. OS VALORES UTILIZADOS NA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA SÃO: UTILITARISMO, IMEDIATISMO E SENTIDO PRÁTICO.