O PRESENTE TRABALHA TRATA DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PEDAGOGOS. BUSCAMOS IDENTIFICAR QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES DO EDITAL 2018 DO PIBID PEDAGOGIA NA DIMENSÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DESTE PROJETO. ONDE PERCEBE-SE COMO UMA DAS PROBLEMATIZAÇÕES A FALTA DE INVESTIMENTO NO PROJETO, A ABRANGÊNCIA DA BOLSA PARA TODOS OS ALUNOS E OS CORTES EM BOLSAS DOS UNIVERSITÁRIOS. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, QUALITATIVA, EXPLORATIVA E PARTICIPATIVA, NA QUAL SE BASEIA EM REGÊNCIAS ESCOLARES, OFICINAS E ENCONTROS QUE EXPLORAM O DESEMPENHO PROFISSIONAL E A VALORIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA, ALÉM DAS OBRAS SEREM VISTAS COMO PERTINENTES PARA A NOSSA TEMÁTICA. ASSIM O PIBID PEDAGOGIA, PROPICIA AS EXPERIÊNCIAS DE VIVER A APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DE FORMA MAIS ANTECIPADA, INSTIGANDO E INTERVINDO NA VIDA DO DOCENTE E DE SEUS ALUNOS, TRANSMITINDO VALORES, ENSINAMENTOS, PENSAMENTOS E NOVAS ATITUDES. ALÉM DE CONCEDER AOS ACADÊMICOS A OPORTUNIDADE DE NOVOS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM, E DE INTERVIR NO AMBIENTE DAS CRIANÇAS, TENDO A CHANCE DE DÁ-LOS UM FUTURO MELHOR. COM ISSO, O PIBID PEDAGOGIA CONTRIBUI EM UMA FORMAÇÃO DE CRESCIMENTO PESSOAL, HISTÓRICO EDUCACIONAL E CRIATIVIDADE SOBRE OS COMPORTAMENTOS E PROJETOS PRÓPRIOS, COM INTUITO DE FORNECER UMA INICIAÇÃO DOCENTE, QUE É TAMBÉM UMA CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL.