O ESTUDO ORA APRESENTADO É FRUTO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL A CRIANÇA E O ADOLESCENTE (CAIC) E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, COMO TAMBÉM NAS RELAÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. METODOLOGICAMENTE ANCORADO NA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGRÁFICO, PARTE-SE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: O PROBLEMA CENTRAL É: QUAL É A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL Á CRIANÇA E AO ADOLESCENTE (CAIC) E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS DISCENTES? BUSCOU-SE RELACIONAR DIRETAMENTE A PULVERIZAÇÃO DA DÁDIVA E INCLUSÃO ESCOLAR COMO BEM SIMBÓLICO QUE DEVE TRANSITAR, EM TESE, EM TODA A SOCIEDADE E SUAS APLICABILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UM TECIDO SOCIAL MAIS COMPACTO RÍGIDO. NO TRANSCORRER DA PESQUISA, AS REFLEXÕES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA DÁDIVA E SEUS ATRIBUTOS LIGADOS À ESFERA DA EDUCAÇÃO COMO UM VIÉS IMPORTANTE PARA SE COMBATER O UTILITARISMO, PROMOVENDO LAÇOS E OS VÍNCULOS SOCIAIS, REVELOU UMA NOVA ROTA EM DIREÇÃO A UM NOVO MOMENTO DA HISTÓRIA CRIANDO MEIOS E FORMAS MAIS RESPONSÁVEIS PARA POTENCIALIZAR AO MÁXIMO A CIVILIDADE, INCLUSÃO, IGUALDADE, DEMOCRACIA E POR FIM A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO QUE TANGE O CERCEAMENTO DE SUA LIBERDADE.