DIANTE DO AUMENTO DO USO DESENFREADO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS E SEUS DESCARTES INCORRETOS NOS ÚLTIMOS ANOS, HOUVE-SE A PREOCUPAÇÃO DE AVALIAR ATÉ ONDE IRIA O CONHECIMENTO DE ALUNOS ADOLESCENTES DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM MACEIÓ - AL QUE POSSUI VÍNCULO COM O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA, A PARTIR DOS RESULTADOS, PROMOVER UMA INTERVENÇÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM EXPLICAÇÕES DE QUAIS MATERIAIS PODERIAM SUBSTITUIR OS DESCARTÁVEIS E ORIENTAÇÕES DE COMO RECICLÁ-LOS SEGUINDO OS CONCEITOS DA SUSTENTABILIDADE. PARA ESTA ANÁLISE, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS A RESPEITO DO COMPORTAMENTO DELES REFERENTE AO MEIO AMBIENTE DE MODO QUE OS FIZESSEM REFLETIR DIANTE SUAS CONDUTAS AMBIENTAIS. APÓS A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, FOI REALIZADA UMA PALESTRA TRAZENDO DE INÍCIO A QUANTIDADE DE LIXO PRODUZIDA POR ANO E SUAS CONSEQUÊNCIAS, NOÇÕES DE COLETA SELETIVA E LOGO APÓS, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS. ENTÃO, REPRESENTANDO OS DANOS DOS LIXOS JOGADOS NA RUA, FOI CONFECCIONADA UMA PAREDE COM O FUNDO DO MAR CHEIO DE LIXO, TRAZENDO PARA A REALIDADE O DESCARTE INCORRETO DO LIXO. EM MEIO AOS ANIMAIS E OS MATERIAIS DESCARTÁVEIS, TINHA UMA PLAQUINHA QUE PEDIA PARA QUE ELES RETIRASSEM DO MAR O QUE NÃO FAZIA PARTE DELE E DESCARTASSE NO LUGAR CORRETO COM O INTUITO DESSA AÇÃO SER REPRODUZIDA NA REALIDADE, CASO ELES ENCONTREM ESSES LIXOS ESPALHADOS PELAS RUAS E PRAIAS.