TRABALHO RESULTANTE DA EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA NUMA ESCOLA DE MACEIÓ – AL POR INTERMÉDIO DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR O ÍNDICE DE ALUNOS ADOLESCENTES NA REDE PÚBLICA COM SINTOMAS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) QUE, POR MUITAS VEZES, SÃO DENOMINADOS COMO INDISCIPLINADOS POR TEREM DIFICULDADE EM SEGUIR REGRAS, ALGUMAS SÃO CRIANÇAS INQUIETAS INCAPAZES DE FREAR SUAS ATIVIDADES MOTORAS E OUTRAS TEM SEU QI DIMINUÍDO POR ESTA CONDIÇÃO. COM UMA ABORDAGEM TRANSVERSAL, FOI ELABORADO UM TESTE ESTRATÉGICO APLICADO AOS ALUNOS INSPIRADOS NO QUESTIONÁRIO DIVA 2.0 INDICANDO OS ACHADOS CLÍNICOS E ASPECTOS PSICOLÓGICOS SOBRE A TAL QUESTÃO. AS IDENTIDADES DOS ENTREVISTADOS E DA ESCOLA NÃO SERÃO DIVULGADAS NESTA PESQUISA, APENAS SUAS RESPOSTAS. CHEGAMOS A ENCONTRAR 67% DE ALUNOS COM TRAÇOS DE TDAH NUMA TURMA DE 9º ANO. COM ISSO, FOI POSSÍVEL ANALISAR COMO ESSES ALUNOS SÃO TRATADOS NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO. OS RESULTADOS SERVIRAM DE BASE PARA UM POSSÍVEL DIAGNÓSTICO PRECOCE ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DIVERSAS VARIÁVEIS QUE RODEIAM O DISCENTE, COMO SEU COMPORTAMENTO E DESEMPENHO ACADÊMICO E NEUROPSICOLÓGICO, RELAÇÃO FAMILIAR E APOIO ESCOLAR. PORTANTO, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA OFERECER INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE ASSIM O PROFESSOR SEJA UMA IMPORTANTE ENGRENAGEM NO PROCESSO DE SANAR ESSAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.