Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS DE CINÉTICA QUÍMICA A ESPECÍFICOS DE REATORES COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO TÉCNICO EM QUÍMICA

Palavra-chaves: REATORES, ENSINO INTEGRADO, TÉCNICO EM QUÍMICA Pôster (PO) AT 04: Química
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57467
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 405
    "inscrito_id" => 1193
    "titulo" => "ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS DE CINÉTICA QUÍMICA A ESPECÍFICOS DE REATORES COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO TÉCNICO EM QUÍMICA"
    "resumo" => "É CRESCENTE A DEFESA DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. ENTENDE-SE POR INTEGRAÇÃO NO ENSINO A ARTICULAÇÃO DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL  QUALIFICADO PARA O TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ACREDITA-SE QUE PROPOSTAS ATIVAS, NÃO TRADICIONAIS DE ENSINO, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PROMOVER UM AMBIENTE EDUCACIONAL ALINHADO E EFICIENTE A ESTE CONCEITO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, NA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. NESTE TRABALHO, FOI PROPOSTA ATIVIDADE QUE ESTIMULOU O USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL E COOPERAÇÃO, PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, INTENCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA COM A TOMADA DE DECISÃO NA CONFIGURAÇÃO DE REATORES INDUSTRIAIS. ENTENDE-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA DISCENTES, QUE ASSOCIANDO CONCEITOS DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO FICARAM APTOS A TOMAREM UMA DECISÃO EM UM CENÁRIO PROFISSIONAL HIPOTÉTICO, ONDE PERCEBERAM A UTILIDADE DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO, BEM COMO A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO A ESTES PARÂMETROS. O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO DA NECESSÁRIA RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM BUSCAR MEIOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR E ANALISAR CORRETAMENTE PARÂMETROS DE PROCESSO PARA TOMADAS DE DECISÃO QUE IMPACTAM NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, FORAM OS OBJETIVOS ALCANÇADOS. EM PARALELO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NAS CONSIDERAÇÕES DOS DISCENTES, A CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E DOMÍNIO DE CONTEÚDOS INTERLIGADOS E REQUERIDOS PARA SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Química"
    "palavra_chave" => "REATORES, ENSINO INTEGRADO, TÉCNICO EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA4_ID1193_09082019145325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GONÇALVES MONTEIRO DO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA MONTEIRO"
    "autor_email" => "mrego.gabriela@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57467
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 405
    "inscrito_id" => 1193
    "titulo" => "ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS DE CINÉTICA QUÍMICA A ESPECÍFICOS DE REATORES COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO TÉCNICO EM QUÍMICA"
    "resumo" => "É CRESCENTE A DEFESA DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. ENTENDE-SE POR INTEGRAÇÃO NO ENSINO A ARTICULAÇÃO DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL  QUALIFICADO PARA O TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ACREDITA-SE QUE PROPOSTAS ATIVAS, NÃO TRADICIONAIS DE ENSINO, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PROMOVER UM AMBIENTE EDUCACIONAL ALINHADO E EFICIENTE A ESTE CONCEITO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, NA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. NESTE TRABALHO, FOI PROPOSTA ATIVIDADE QUE ESTIMULOU O USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL E COOPERAÇÃO, PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, INTENCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA COM A TOMADA DE DECISÃO NA CONFIGURAÇÃO DE REATORES INDUSTRIAIS. ENTENDE-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA DISCENTES, QUE ASSOCIANDO CONCEITOS DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO FICARAM APTOS A TOMAREM UMA DECISÃO EM UM CENÁRIO PROFISSIONAL HIPOTÉTICO, ONDE PERCEBERAM A UTILIDADE DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO, BEM COMO A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO A ESTES PARÂMETROS. O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO DA NECESSÁRIA RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM BUSCAR MEIOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR E ANALISAR CORRETAMENTE PARÂMETROS DE PROCESSO PARA TOMADAS DE DECISÃO QUE IMPACTAM NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, FORAM OS OBJETIVOS ALCANÇADOS. EM PARALELO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NAS CONSIDERAÇÕES DOS DISCENTES, A CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E DOMÍNIO DE CONTEÚDOS INTERLIGADOS E REQUERIDOS PARA SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Química"
    "palavra_chave" => "REATORES, ENSINO INTEGRADO, TÉCNICO EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA4_ID1193_09082019145325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GONÇALVES MONTEIRO DO RÊGO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA MONTEIRO"
    "autor_email" => "mrego.gabriela@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

É CRESCENTE A DEFESA DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. ENTENDE-SE POR INTEGRAÇÃO NO ENSINO A ARTICULAÇÃO DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA O TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ACREDITA-SE QUE PROPOSTAS ATIVAS, NÃO TRADICIONAIS DE ENSINO, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PROMOVER UM AMBIENTE EDUCACIONAL ALINHADO E EFICIENTE A ESTE CONCEITO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, NA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. NESTE TRABALHO, FOI PROPOSTA ATIVIDADE QUE ESTIMULOU O USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL E COOPERAÇÃO, PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, INTENCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA COM A TOMADA DE DECISÃO NA CONFIGURAÇÃO DE REATORES INDUSTRIAIS. ENTENDE-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA DISCENTES, QUE ASSOCIANDO CONCEITOS DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO FICARAM APTOS A TOMAREM UMA DECISÃO EM UM CENÁRIO PROFISSIONAL HIPOTÉTICO, ONDE PERCEBERAM A UTILIDADE DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO, BEM COMO A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO A ESTES PARÂMETROS. O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO DA NECESSÁRIA RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM BUSCAR MEIOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR E ANALISAR CORRETAMENTE PARÂMETROS DE PROCESSO PARA TOMADAS DE DECISÃO QUE IMPACTAM NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, FORAM OS OBJETIVOS ALCANÇADOS. EM PARALELO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NAS CONSIDERAÇÕES DOS DISCENTES, A CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E DOMÍNIO DE CONTEÚDOS INTERLIGADOS E REQUERIDOS PARA SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.