É CRESCENTE A DEFESA DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO. ENTENDE-SE POR INTEGRAÇÃO NO ENSINO A ARTICULAÇÃO DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA O TRABALHO. NESSE CONTEXTO, ACREDITA-SE QUE PROPOSTAS ATIVAS, NÃO TRADICIONAIS DE ENSINO, TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA PROMOVER UM AMBIENTE EDUCACIONAL ALINHADO E EFICIENTE A ESTE CONCEITO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, NA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA. NESTE TRABALHO, FOI PROPOSTA ATIVIDADE QUE ESTIMULOU O USO DE FERRAMENTA COMPUTACIONAL E COOPERAÇÃO, PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA, INTENCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA COM A TOMADA DE DECISÃO NA CONFIGURAÇÃO DE REATORES INDUSTRIAIS. ENTENDE-SE QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E COOPERAÇÃO PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA DISCENTES, QUE ASSOCIANDO CONCEITOS DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO FICARAM APTOS A TOMAREM UMA DECISÃO EM UM CENÁRIO PROFISSIONAL HIPOTÉTICO, ONDE PERCEBERAM A UTILIDADE DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE PROCESSO, BEM COMO A PERCEPÇÃO DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO A ESTES PARÂMETROS. O RECONHECIMENTO DA UTILIDADE DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, BEM COMO DA NECESSÁRIA RESPONSABILIDADE TÉCNICA EM BUSCAR MEIOS PRÁTICOS PARA DETERMINAR E ANALISAR CORRETAMENTE PARÂMETROS DE PROCESSO PARA TOMADAS DE DECISÃO QUE IMPACTAM NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS ECONÔMICAS, AMBIENTAIS E SOCIAIS, FORAM OS OBJETIVOS ALCANÇADOS. EM PARALELO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NAS CONSIDERAÇÕES DOS DISCENTES, A CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E DOMÍNIO DE CONTEÚDOS INTERLIGADOS E REQUERIDOS PARA SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA.